A atuação dos óleos essenciais é cada vez mais pesquisada, afinal a aromaterapia é uma das terapias integrativas mais aplicada ao longo da história da humanidade. Sendo assim, na atualidade os óleos essenciais movimentam bilhões de dólares com previsão até 5 trilhões de dólares até 2050. 

Óleos essenciais possuem terpenos que atuam como fitocanabinóides.

Atuação dos óleos essenciais no sistema endocanabinóide é apresentada na revisão . Apresentando mais uma forma de pensar sobre como definir o tratamento com aromas.

Óleos essenciais  estão presentes em todas as plantas aromáticas. Incluindo a cannabis.

Temos em voga o sistema endocanabinóide, que é um sistema enzimático, responsável pelo equilíbrio do funcionamento do corpo, atuando nas emoções, auxiliando o sistema imunológico.

Este destaque vem aumentando desde que foi descoberto, devido aos efeitos dos canabinoides, encontrado na cannabis, como o canabidiol, que tem melhorado tanto a qualidade de vida de crianças, adultos e idosos. Isso, graças a legalização do uso da planta em vários países. E os óleos essenciais com seus terpenos são capazes de atuar de forma similar aos canabinóides.

Óleos essenciais podem auxiliar  onde o acesso do canabidiol ainda não está disponivel.

Em outra publicação em nosso blog, já abordamos sistema endocanabinóide porque estudos já confirmavam que o β-carifioleno, é estimulante dos receptores CB2 desse sistema e está presente em vários óleos essenciais.

Agora, uma revisão sobre o sistema endocanabinóide e os óleos essenciais aponta que outros óleos essenciais também estimulam tanto os receptores que atuam no sistema nervoso central (CB1) e os receptores que estimulam os receptores atuantes no sistema imunológico (CB2). Sendo alvo de tratamento de distúrbios neuropsicológicos e doenças neurodegenerativas. A pesquisa, chama a atenção de que a estimulação inadequada desses receptores pode ocasionar efeitos indesejados, como ansiedade, crises de pânico e psicóticas. 

Já os receptores CB2, com atuação imunomoduladora, são muito eficazes no combate a inflamações, tratamento de doença autoimune. 

Os óleos essenciais relacionados contendo β cariofileno na pesquisa, como agonistas dos RECB2, são: 

  • Copaíba  
  • folha da goiabeira 
  • pimenta do reino 
  • Cânhamo 
  • Melissa 
  • Cravo 
  • ylang ylang 

Lavanda francesa (lavandula angustifolia) 

O óleo essencial de Lavanda francesa, rica em linalol e acetato de linalila, inibidor das enzimas FAAH, uma ação benéfica em distúrbios no sistema nervoso central e da dor, alivia dores neuropáticas e este foi notado por inibir as enzimas de degradação dos endocanabinoides, sem efeito psicotrópico. O Bloqueio tanto FAAH e MAGL são alvos terapêuticos para alívio da dor neuropática e doenças inflamatórias no intestino, ansiedade, metáteses de câncer, e doenças de Alzheimer. 

Óleo essencial de Madeira de cedro do atlas (cedrus atlantica) Ativa CB1 e CB2. É o ativo que conservou de forma extraordinário a múmia do jovem faraó Tutakamom- Rico em himacaleno. O Óleo essencial de cedro do atlas é muito usado na aromaterapia como ansiolítico e no combate ao estresse.  

A inalação por 30 minutos do óleo essencial de cedro do atlas demonstrou combater a dor pós-operatória, em pesquisa italiana, como mediador tanto do CB1 e CB2. 

Óleo essencial de absinto (artemisia absinthium)

Um óleo essencial raro, pouco usado na aromaterapia, mas com potencial antioxidante, antiparasitário e antimicrobiano.  

Rico em Tujona , que está presente na sálvia e tanaceto também, é citado por interagir com o RCB1 e RCb2, com perfil de agonista completo deles. 

Sendo assim, as evidências confirmam claramente que os óleos essenciais são capazes de desempenhar um papel na regulação do sistema endocanabinóide, sendo aceitos como fitomedicamentos promissores para tratar males que envolvam este sistema.  

A conclusão da revisão é de que os óleos essenciais modulam o sistema endocanabinoide, direta ou indiretamente. Demonstrando que o uso adequado de óleos essenciais, aromaterapia, é uma alternativa natural, sem efeitos adversos, para melhora da qualidade de vida dos pacientes. 

O uso correto de óleos essenciais estimula a homeostase. O sistema endocanabinóide tem como função manter o organismo em equilibrio- HOMEOSTASE. O mais importante é saber qual fitocanabinóide deve ser usado em cada caso.

Lembrando sempre de adequar os óleos essenciais ao perfil psicossomático do paciente!

AAh,  lembre-se, também do efeito entourage!

A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais! 

Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você! 

Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco! 

Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

É ético, responsável e elegante! 

Evite o plágio, além de antiético é ilegal! 

©copyright2022Loop Aromatologia – all rights reserved 

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

Leave a Reply

×