Por que falar de cannabis e canabinóides em um blog de aromatologia? 

Porque a cannabis é uma planta aromática, alguns terpenos são capazes de ativar o sistema endocanabinóide, devido a similaridade com os canabinóides. 

Um estudo publicado pela revista Nature aponta que o linalol,  α-humuleno, geraniol, e β-cariofileno produziram efeito tétrade canabinóide em camundongos. 

E também, porque, existe o óleo essencial de cannabis sativa (ou cânhamo) é extraído por destilação a vapor e o extrato CO2 supercrítico de cannabis. Também é possível encontrar o óleo vegetal de semente de cânhamo. Contudo, não são comercializados no Brasil, apesar dos benefícios surpreendentes, inclusive para rejuvenescimento cutâneo. 

Avaliando duas cromatografias de óleo essencial de cannabis podemos notar os terpenos em maior quantidade em ambas são: 

E  mais de 20  outros terpenos. 

O óleo vegetal de semente de cânhamo 

É muito importante não confundir óleo de semente de cânhamo com canabidiol. 

O canabidiol é extraído de flores, caule e folhas. 

Curiosidade:

Há quem faça salada com a folha da planta e lhe dá o tratamento de panc

(planta alimentícia não convencional).

O óleo vegetal oriundo das sementes de cânhamo (cannabis sativa) é obtido das sementes. As sementes não possuem canabidiol, possuem ácidos graxos ômega3, ômega6, AGL vitaminas B e D e aminoácidos essenciais muito benéficos a saúde! Um perfil que se aproxima do o óleo vegetal de groselha negra e prímula!

Pode ser usado como óleo carreador e pode ser ingerido! 

Quando falamos em cânhamo, devemos entender que a parte utilizada da planta  contém baixo teor de THC. Mesmo sendo oriundo da cannabis sativa! 

Ai, você pergunta:  

-O que são canabinóides? 

 Canabinóides são compostos naturais encontrados na planta Cannabis sativa. Dos mais de 480 compostos diferentes presentes na planta, apenas cerca de 66 são denominados canabinóides. O mais conhecido entre esses compostos é o delta-9-tetrahidrocanabinol (Δ9-THC), que é o principal ingrediente psicoativo da cannabis. 

Os canabióides são produzidos pelo metabolismo secundário das plantas aromáticas também, ou seja, são produzidos pelos tricomas glandulares, assim como os terpenos. E tanto os terpenos quanto canabinóides são substâncias hidrofóbicas.

A composição: canabinóides e terpenos é muito terapêutica. Sendo capaz de favorecer a homeostase. O aroma que você sente da planta é devido aos terpenos. Tem aroma? Tem terpeno! 

O que se descobriu nos estudos sobre a mítica cannabis é que o uso adequado da planta promove saúde de forma integral- mente e corpo. Poquê existe um sistema fisiológico, chamado sistema endocanabinóide, que é constituído de receptores  que quando estimulados atuam em benefício do sistema imunológico e sistema nervoso. O que estimula este sistema , responsável em promover o equilíbrio do organismo, são o canabinóides e alguns terpenos. 

Canabinóides são clasificados assim:

  • Canabigeróis (CBG) 
  • Canabicromenos (CBC) 
  • Canabidiol (CBD) 
  • Tetrahidrocanabinol (THC) 
  • Canabinol (CBN) 
  • Canabinodiol (CBDL) 
  • Canabiciclol (CBL) 
  • Canabielsoína (CBE) 
  • Canabitriol (CBT) 
  • Canabivarina (CBV) 
  • Tetrahidrocanabivarina (THCV) 
  • Canabidivarina (CBDV) 
  • Canabicromevarina (CBCV) 
  • Canabigerovarina (CBGV) 
  • Éter monoetílico de canabigerol (CBGM) 

 

O CBG, CBC e CBD não possuem ação psicologicamente ativa, enquanto THC, CBN e CBDL com  outros canabinóides são conhecidos por terem vários graus de psicoatividade. 

Atuação deles é no sistema endocanabinóide.

O mais abundante dos canabinóides é o CBD- canabidiol, possui efeitos ansiolíticos, possivelmente neutralizando os efeitos psicoativos do THC. 

O canabidiol (CBD) não é psicoativo e foi descoberto que  ele atua como um antagonista (Algo que possui propriedades para inibir a ação de outro agente) do receptor CB1.

O THC é o principal componente psicoativo da planta. Este composto reduz a noção da dor no cérebro e também é neuroprotetor. O THC atua de maneira semelhante nos receptores CB1 e CB2. 

CBN é eficaz no alívio de convulsõe, ansiedade, náuseas e alterações inflamatórias.

O canabigerol também não é psicoativo e atua como um antagonista do receptor CB1. 

Os fitocanabinóides são  insolúveis em água, são hidrofóbicos, mas são solúveis em álcool e gordura e outros solventes orgânicos não polares.

O canabinóide canabidiol é a estrela da vez!

(CBD) é um componente importante, que representa cerca de 40% do extrato de resina vegetal. E não é obtido por destilação. É denominado medicamento que diminui a reação do sistema nervoso central com atividade antipsicótica, neuroprotetora e anti-inflamatória.

Qual parte da planta é usada?

Flores e folhas de cannabis

Métodos de extração 

  • CO2 supercrítico 
  • Com solvente– hexano, etanol, butano, álcool, óleo (azeite, por exemplo) 

Solventes orgânicos 

  • Com azeite, é uma espécie de confit de cannabis- depois de aquecer ligeiramente a flor no forno ( uma desidratação branda), adicione a matéria vegetal no azeite por horas em fogo baixo. Após esfriar deve ser filtrada e está pronto para consumo. Mas, a quantidade de canabidiol é muito variável,nesse processo caseiro. 

O uso de óleos vegetais para macerar e extrair as prorpiedades terapêuticas das plantas aromáticas para uso medicinal e estético é bem antigo,mais que a civilização egípcia. 

  • Enfleurage-gordura fria-

troca-se as flores todos os dias e depois pressiona a gordura ou pasta gordurosa, por um filtro. 

  • Maceração: cannabis em solvente pode ser álcool ou óleos vegetais  

Enquanto a planta se dissolve libera seus bioativos. 

  • Extração por micro-ondas- precisa de equipamento específico, sendo feito em 3 etapas difusão do solvente, dissipação dos solutos da matriz para o solvente. (ZACHOW, ‎2016).

 

  • Extração assistida por ultrassom: com equipamento específico, é um processamento ultrassônico que consiste na imersão de uma sonda vibratória imersa em um líquido que emite ondas alternadas com alta e baixa pressão, criando bolhas que implodem na alta pressão. Nesse banho ultrassônico é que é o canabidiol será liberado. O líquido usado normalmente é um óleo. Mas existem outros aplicados no processo. 

Canabinóides, fitocanabinóides e terpenos. 

Canabinóides e terpenos- efeito entourage 

Esse blend natural formado pela natureza é mais terapêutico que os canabinóides e terpenos isolados! Isso é fato. 

O efeito comitiva é potente! Os beneficios das plantas aromáticas são maiores através da ação em conjunto dos compostos, do que dos compostos individualmente.

Os canabinóides assim como os terpenos são produzidos pelos tricomas glandulares da planta aromática. 

Quando os canabinóides e terpenos se unem, agem induzindo um efeito. A combinação de canabinóides e terpenos pode potencializar os resultados do tratamento com eficácia surpreendente. 

Os canabinóides encontrados em outras plantas aromáticas, de diferentes famílias botânicas, são denominados fitocanabinóides. O β- cariofilieno é considerado um fitocanabinóide. As catequinas do chá verde ( camelia sinensis) também podem estimular e modular os receptores endocanabinoides. 

 Radula marginata, original da Austrália, possui fitocanabinóides e quem usa esta planta observa um efeito psicoativo, mas não por conter THC e sim uma estrutura molecular semelhante. Perrotetineno, fitocanabinóide com expressão quantitativa bem inferior a encontrada na cannabis. Sendo o ácido perrotetinênico agonista do receptor CB1. É considerada uma medicina Maori. 

Para lembrar

fitocanabinóides: são compostos que atuam no sistema endocanabinóide, mas não são oriundos da planta cannabis.

Muitos terpenos possuem atividade semelhante dos canabinóides e vice-versa. Alias, você pode encontrar a palavra cannabimiméticos para denominar os terpenos que atuam neste sistema.

A partir de agora você sabe mais sobre aromatologia e os benefícios das plantas aromáticas. Além de saber que canabinóides não são terpenos. Contudo, a atuação em conjunto deles é muito benéfica para promoção da saúde e qualidade de vida. E mais, podemos aproveitar os benefícios das plantas aromáticas e seus óleos essenciais para estimular a inteligência do nosso corpo!

Agora, tenho certeza de que você compreendeu que a medicina canábica passa pela aromaterapia. 

Enquanto o Brasil, ainda ensaia a legalização do uso dessa planta (de poder, diga-se de passagem) podemos potencializar a nossa inteligência imunológica através do uso adequado de óleos essenciais, como de fato é a Aromaterapia LOOP. 

 

A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais! 

Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você! 

Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco! 

Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

É ético, responsável e elegante! 

Evite o plágio, além de antiético é ilegal! 

©copyright2022Loop Aromatologia – all rights reserved 

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

2 Comments

Leave a Reply

×