O sistema nervoso responde muito bem aos efeitos dos óleos essenciais em benefício da saúde.
A capacidade dos óleos essenciais de promover o equilibrio emocional e a saúde chegam a intrigar os adeptos da medicina convencional.

Afinal, estimula o sistema imune e  possuem atividades expressivas no sistema nervoso para emoções e prevenção e comabte a danos ocasinados e pelo estresse oxidadtivo.

Nas últimas décadas, o estudo da neuroquímica para compreensão de distúrbios psíquicos aumentou bastante. Já é notório que há uma relação química e emocional para promoção de bem-estar e saúde.

É por isso que quem usa aromaterapia, com adequação ao perfil psicossomótico, simplesmente se encanta, não só pelo aroma, mas pelos resultados, principalmente.

O sistema nervoso é complexo e fundamental para que o organismo esteja em plena função.
Humor, imunidade e funcionamento geral do corpo, psicomotricidade, memória e cognição, por exemplo, estão relacionados ao sistema nervoso.  Sendo constituído por neurônios e células glia – que garantem um ambiente propício para o desenvolvimento e ações dos neurônios. O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e periférico.

 

O sistema nervoso central é formado pela medula espinhal e encéfalo.

Dessa maneira:

  • Encéfalo: constituído basicamente pelo telencéfalo, constituído por dois hemisférios cerebrais, o diencéfalo, que dividido em epitálamo, tálamo e hipotálamo, o cerebelo e o tronco encefálico, formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo.
  • A medula espinhal situada no interior do canal vertebral, possui forma cilíndrica e possui aproximadamente com 45 centímetros em um homem adulto. A medula inicia-se na altura do forame magno do crânio e estende-se até a altura da 1ª ou 2ª vértebra lombar.
  • Numa porção de cor branca, do sistema nervoso central, estão os axônios com presença de mielina. A cor cinza contém corpos celulares ausentes na parte branca.

Ao longo do sistema nervoso central é possível perceber a variação da coloração que está ligada as funções diversas.
Todo sistema nervoso central é envolvido por meninges- uma membrana que envolve todo SNC. São elas Dura-máter, Pia-Máter e Aracnoide, a mais delicada é a Pia-Máter, muito vascularizada- os espaços entre elas é preenchido por um líquido encefálico, denominado cefalorraquidiano, que tem a função de proteger a dinâmica funcional das células.

Sistema Nervoso Periférico

Compõe o sistema nervoso, sua via de ação composta por 2 subsistemas, o autônomo- simpático e parassimpático, e o somático por todo tecido nervoso encontrado fora da caixa craniana e do canal vertebral.  Os Nervos periféricos (nervos espinhais, nervos cranianos, nervos autonômicos) e Gânglios.

Tem como função transmitir informações motoras e sensoriais entre o sistema nervoso central e os tecidos do corpo periférico.
O sistema nervoso somático é constituído de fibras motoras que atuam nos músculos esqueléticos, que tem movimento voluntário. O corpo da célula fica localizado no encéfalo ou medula espinhal e se liga diretamente a célula específica do SNS que transmite impulsos para movimentos como contração muscular, o músculo esquelético, por sinapse química. As fibras destes neurônios são longas e contém nas suas terminações a Acetilcolina (ACC) armazenada.

Muitas doenças degenerativas e doenças neuropsiquiátricas ocorrem por conta de conexões neurais mal-sucedidas no sistema nervoso.
Esquizofrenia, mal de Parkinson são bons exemplos dessa ocorrência.

Muitas das bases neurais para as propriedades psicofarmacológicas dos óleos são conhecidas, visto que os receptores do olfato estão diretamente ligados ao sistema límbico do SNC, o que justifica a associação de odores com a emoção (BAGETTA et al., 2010; HEUBERGER et al., 2010; UMEZU, 2006, 2012; HORII et al., 2013; LV et al., 2013). 

A principal hipótese que explicaria a depressão é hipótese das monoaminas, devida a ocorrência de depleção ( perda ou diminuição de substância armazenada em organismo ou órgão) de monoaminas como a dopamina serotonina e norepinefrina no sistema nervoso central.

Os óleos essenciais possuem constituintes com atuação significativa no sistema nervoso, devido aos terpenos

Pesquisas científicas sempre apontam o interesse pelos efeitos psicoativos das plantas para melhora da cognição, combate a doenças psíquicas e neurológicas.

Os terpenoides estão sempre no topo da lista de estudo, pois suas propriedades anticonvulsivantes, sedativas, tranquilizantes, analgésicas e antioxidantes são muitas vezes mais potentes que os fármacos industrializados e sem os efeitos adversos.

Muitos componentes presentes em óleos voláteis potenciam a neurotransmissão GABAérgica, indicando a sua potencialidade para o desenvolvimento de fármacos ansiolíticos e/ou anticonvulsivante.

A artemisina encontrada no óleo essencial de artemisia annua  da família Asteraceae
É uma lactona sequiterpênica  possui atividade sedativa, provavelmente mediada pelo antagonismo de receptores dopaminérgicos pós-sinápticos do tipo D2, induzindo o tempo de sono com potencial similar aos induzidos por barbitúricos.

O mirceno e limoneno no óleo essencial de néroli  demostraram em pesquisa atividade ansiolítica, por inalação. Conferindo ao óleo essencial de citrus aurantium var. Amara (néroli ) potencial superior ao medicamento a bases de aprazolan, incluindo Melhora do humor.
1,8 cineol, carvacrol, isopulegol, linalol e Citronellol presente em plantas aromáticas indicam efeitos ansiolíticos

Mirceno- atividade analgésica e amplo potencial sedativo
α-tujona- cetona monoterpênica- responsável pelo efeito alucinante, chamado de psicotrópico de uma espécie de Artemísia que é utilizada na fabricação do Absinto.
Cetonas são substâncias pro-convulsivantes e podem conferir efeitos de euforia em doses terapêuticas. Exigem cautela e muito estudo para escolha.
⇒Pulegona, pinoicarvona, canfora, cineol são algumas cetonas monoterpênicas.

Borneol– presente na valeriana officnalis e matricaria recutitta é potente no tratamento de insônia, cansaço crônico e ansiedade.

Linalol- potencial analgésico expressivo, sedativo e ansiolítico
Limoneno possui expressiva atividade ansiolítica e no sistema imunológico.
Citronelol- potente anti-infalamtório e analgésico.

Então, muita atenção, ao usar óleos essenciais pense qual a prioridade do uso. A partir desta definição, pense quais efeitos são necessários para promoção da saúde e quais componetes químicos devem estar presentes para resultados almejados! Pense também em efeitos não desejados a partir das substâncias oriundas das funções químicas!

Este texto foi sugerido por uma aluna da Mentoria LOOP Juliana A. De Souza Pachemshy.

Bibliografia:

MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional, R.J. Atheneu,1986

A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais! 

Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você! 

Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco! 

Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

É ético, responsável e elegante! 

Evite o plágio, além de antiético é ilegal! 

©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved 

Bibliografia:

MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional, R.J. Atheneu,1986

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

Leave a Reply

×