Entenda o laço que fiz entre a Psicanálise e a Aromaterapia
A psicanálise é um processo investigativo em que o paciente começa a se conhecer através do inconsciente.
O inconsciente é uma instância psíquica ativa, latente onde estão armazenadas nossas vivências mesmo as mais remotas, as esquecidas pelo consciente.
Na jornada da psicanálise clínica é possível acessar o inconsciente através da interpretação de sonhos, lapso de linguagem, chiste e ato falho.
Dessa forma o próprio paciente vai construindo um novo saber sobre si mesmo.
O inconsciente se comunica por metáforas e a análise feita pelo paciente é que possibilita o crescimento pessoal e abandono dos antigos padrões de comportamento.
Acontece que o processo é longo e demanda um investimento emocional e de tempo que nem sempre as pessoas estão dispostas a investir.
É aqui que eu fiz o laço com a Aromaterapia.
A Aromaterapia é um tratamento fitoterápico que utiliza, principalmente, óleos essenciais.
Essas substâncias voláteis são produzidas por plantas aromáticas e contém compostos químicos complexos que atuam no organismo do vegetal para que a planta sobreviva ao estresse do ambiente.
A principal aplicação e mais tradicional desse tratamento é através da inalação dos óleos.
Entenda agora como tudo faz sentido:
O sistema olfativo e o campo límbico (cérebro emocional) são intimamente ligados. O registro de memórias e emoções está no campo límbico. A relação entre o inconsciente e o campo límbico é de forma figurada, assim: O campo límbico é o HD e o inconsciente um software personalíssimo.
Quando uma molécula odorífera atinge os cílios olfativos através da inalação o campo límbico é acionado imediatamente.
Quem já sentiu o cheiro de bolo assando e viajou no tempo, recordou algo, não é mesmo?
É essa interação de memórias, emoções e aromas que faz a Aromaterapia ser um tratamento mais ágil e confortável.
Os óleos essenciais são substâncias aromáticas que possuem uma vibração energética, as plantas exalam como forma de comunicação e expressão, seja para combater um ataque de pragas ou para atrair polinizadores, por exemplo.
Quando bem analisadas as emoções no contexto do paciente é possível encontrar o óleo ou sinergia ideal para harmonizar as emoções e o estilo de vida de maneira mais efetiva e acolhedora, sem resistência como acontece frequentemente no processo analítico.
Muitos pacientes em análise que utilizam da Aromaterapia conseguem acessar seus registros mais íntimos de forma mais delicada e efetiva. A psicanálise e Aromaterapia formam uma dupla imbatível para cuidar das emoções.
Porém, esse laço não pára por aqui. Afinal os óleos essenciais são potentes anti-inflamatórios, antibióticos, antivirais, antioxidantes, estimulam a síntese de colágeno, restabelecem o equilíbrio do corpo (homeostase) e se aplicados de maneira adequada não causam efeitos colaterais.
Gente, eu sei, parece milagre, mas é pura ciência.
As emoções instáveis, angústia, ansiedade, adoecem o corpo, envelhecem as pessoas precocemente. E quase todo mundo já sabe e concorda com esse triste fato.
Encontrei na Aromaterapia um universo de possibilidades de cuidar das emoções e do corpo ampliando o potencial dos meus pacientes na arte do bem viver.
Experimente o que a aromaterapia pode fazer por você, de forma adequada e segura, conte comigo!
LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer!
É ético, responsável e elegante!
Evite o plágio, além de antiético é ilegal!
©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved
A LOOP Aromatologia oferece atendimento on-line para você!