Aromaterapia é o tratamento para emoções e corpo com dos óleos essenciais.
Este nome foi criado por Gattefossé, o pai da Aromaterapia Moderna.
É reconhecida pelo Ministério da saúde brasileiro como prática integrativa e complementar da medicina convencional.
Na França Aromaterapia é uma especialidade médica.
Aromaterapia é tratamento, Aromatologia é a ciência que contém a aromaterapia como uma de suas vertentes.
Se fizermos uma linha do tempo sobre os cuidados com saúde ao longo da história fica nítido que a humanidade se cuidou na maior parte tempo com as plantas.
Tinturas, emplastros, unguentos, elixires, poções, queima de ervas e incensos, chás eram usados para cuidar de doenças do corpo e da alma. As aplicações eram diversificadas e por trás disso tudo estava o saber dos alquimistas, boticários, curandeiros, físicos. Este conhecimento era passado por mestres ou familiares. A Aromaterapia acaba por acontecer através da fitoterapia,inclusive.
Além de usadas para cuidar do corpo e alma muitas plantas eram usadas para busca da iluminação espiritual e são usadas até hoje.
Atualmente, depois de pouco mais de um século do desenvolvimento da indústria farmacêutica, o mundo se depara com o surgimento de superbactérias e outros males em que a ciência dos medicamentos sintéticos se vê em xeque-mate diante do poder dos micro-organismos.
O mais incrível é que estudos científicos apontam incapacidade de as superbactérias criarem resistência aos óleos essenciais. O Famoso tea tree- Melaleuca Alternifolia é um bom exemplo de óleo essencial com atividade antibiótica no tratamento de bactérias.
E por isso em pleno Século XXI a humanidade se vê em busca dos conhecimentos ancestrais para cuidar da saúde e prevenir contra várias doenças.
A Aromaterapia não está sendo resgatada para competir com a medicina moderna, ao contrário, ela vem complementar para aumentar o potencial de cura e reduzir efeitos colaterais.
Todo profissional que oferece em sua profissão o cuidado e bem-estar, visa isso, não verdade?
As aplicações dos óleos essenciais são variadas e isso significa que inclui inalação, cremes aromáticos, géis, manteigas corporais, difusores de ambiente e pessoais, borrifadores aromáticos.
Então, podem surgir dúvidas sobre como é possível existir uma substância tão poderosa em plantas, não verdade?
A natureza é surpreendente mesmo, e muito generosa.
Os óleos essenciais, não são encontrados em todas as plantas, somente nas Angiospermas, são plantas que possuem flores e frutos.
Assim como o Reino Animal desenvolveu mecanismos de sobrevivência, O Reino Vegetal também.
Os óleos essenciais são denominados inteligência imunológica das plantas aromáticas.
O mais incrível é que os aromas agradáveis são muito antioxidantes, surgiram da criatividade das plantas pra se protegerem contra variações climáticas, ataque de predadores, combater fungos e atrair polinizadores e muito mais.
É o metabolismo secundário. E ao usar um óleo essencial todo o potencial desenvolvido por aquela planta atua no corpo humano de forma espetacular devido a biocompatibilidade.
No entanto, não basta adquirir um óleo essencial com um aroma que agrada o olfato e achar que está fazendo aromaterapia.
Todo sintoma tem uma causa e a aromaterapia funciona quando o aroma começa a tratar essa causa.
O Aromaterapeuta é um investigador. Para um tratamento efetivo é necessário escutar o paciente, avaliar o diagnóstico médico que ele traz e muitas outras informações para encontrar o óleo essencial ou sinergia adequada para o momento.
Um outro ponto a ser observado na Aromaterapia é a qualidade dos óleos essenciais.
Muitas vezes são confundidos com essências e elas podem trazer alguma sensação de bem-estar devido ao aroma agradável, mas não são terapêuticas por serem sintéticas.
Óleos essenciais podem ser vendidos adulterados, incompletos e isso compromete o resultado da aromaterapia. Óleos essenciais devem ser puros e completos.
A aromaterapia moderna trouxe um novo raciocínio para promover a saúde e combater as doenças.
Afinal, muitos tratamentos convencionais no combate a males agressivos debilitam ainda mais o paciente.
O tratamento com óleos essenciais, a aromaterapia, traz à tona o dito de Claude Bernard: “O germe não é nada e o hospedeiro é tudo.”
Ou seja, devemos potencializar o sistema imunológico para que os micro-organismos passem pelo corpo sem adoecê-lo.
Óleos essenciais tem a capacidade de estimular e fortalecer o sistema imune devido aos receptores enndocanabinóides.
Ao entrarem em contato com essas substâncias nossas células iniciam processo de alerta e integra todo funcionamento do organismo, potencializando o combate a invasores sem agredir o paciente.
Mas, atenção o uso indiscriminado de óleos essenciais pode causar efeitos adversos. Por isso é fundamental consultar um aromaterapeuta para obter sucesso no tratamento.
A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais!
Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você!
Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco!
Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer!
É ético, responsável e elegante!
Evite o plágio, além de antiético é ilegal!
©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved