O Mirceno é composto encontrado em muitas plantas aromáticas, incluindo a manga, louro, verbena, pinheiro, canabis, lúpulo, tea tree ,capim limão, manjericão, tomilho, Ylang Ylang, alecrim e Myrcia (inspirou o nome do componente).

O mirceno é classificado como hidrocarboneto monoterpênico, acíclico facilmente oxidável e volátil. Em química orgânica pode ser denominado β-mirceno, quando é denominado α-mirceno é sintético ( produzido artificalmente).

Para produções de fragrâncias Mirceno é nota do meio, ou nota de coração, devido a combinação de aromas passando do terroso para amargo e cítrico, almiscarado. Lembra o aroma do cravo-da-índia.
As plantas com este ativo natural são muito apreciadas na gastronimia!

Uma curiosidade sobre o Mirceno , presente em muitos óleos essenciais, foi sintetizado (produzido artificalmente) pela primeira vez em 1965. Sendo um precioso intermediário para síntese de outros compostos para perfumaria, como o mentol, linalol, citral, citronelal, mentol, geraniol, nerol e mircerol.

 

O Mirceno, confere aroma agradável e efeitos relaxantes. Como componente da cannabis, muitos estudos sobre esta planta se referem ao mirceno como um potente agente terapêutico da planta.
Muitas pesquisas, investigam os efeitos medicinais deste monoterpeno.

As investigações indicamo potencial  analgésico e efeitos sedativos do mirceno.
E mais:
É potente antioxidante, anti-inflamatório.
A aplicação do β-mirceno protege contra danos oxidativos e histológico no tecido cardíaco após isquemia, sendo seguro para o tecido após acidente vascular cerebral isquêmico.

Outra curiosidade é que o lúpulo rico em Mirceno, foi usado em medicina tradicional ancestral para tratar insônia. No capim limão atua como analgésico e sedativo. Há pesquisadores que comparam seus efeitos analgésicos ao da morfina.

⇒Os efeitos antioxidantes do Mirceno neutralizam os radicais livres que causam envelhecimento e doenças crônicas.

Uma planta brasileira, nativa, rica em Mirceno é a pindaíba.
Myrcia sphaerocarpa, pedra hume caá. É outra espécie rica em mirceno, presente na bacia da floresta amazônica, usada para tratar diabetes, problemas gastrointestinais e hipertensão.

Outras pesquisas indicam potencial do mirceno para tratar diabetes e propriedades anticâncer.
A aplicação do β-mirceno protege contra danos oxidativos e histológico no tecido cardíaco após isquemia, sendo seguro para o tecido após acidente vascular cerebral isquêmico.

O mirceno colabora com a atividade de outros terpenos. É responsável pela atividade de permear com facilidade as membranas celulares hematoencefálica, promovendo o aumento do transporte de canabinoides para o cérebro, porém há controvérsias ou necessita-se de mais pesquisas, para esta afirmação.

Muito útil na prática aromática transdérmica, pois potencializa a absorção.
O mirceno atrai a atenção não só pelo potencial terapêutico, mas pelas propriedades aromáticas nas variedades de cannabis e cerveja, pois está presente no lúpulo. Alterando aromas, sabores e efeitos.

Uma refelxão que devemos fazer para boa prática da aromaterapia,compreendendo a química dos componentes dos óleos essenciais: é preciso ter em mente que a interação entre esse compenentes sobrepõe a química indivdual de cada função química contida neles.

A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais! 

Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você! 

Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco! 

Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

É ético, responsável e elegante! 

Evite o plágio, além de antiético é ilegal! 

©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved 

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

Leave a Reply

×