Aromaterapia é uma medicina ancestral e complementar a medicina convencional moderna! E pode ser uma grande aliada em todas as fases da vida. Na segunda transição hormonal da mulher os resultados são surpreendentes.
Climatério pode ser definido como flutuações no ciclo menstrual. É a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.
Menopausa fim da menstruação!
Assim como a puberdade, a transição hormonal que encerra o ciclo reprodutivo da mulhe, ocasiona desconfortos físicos e emocionais.
SINTOMAS DA MENOPAUSA
FÍSICOS
PSÍQUICOS EMOCIONAIS
- Alteração de peso
- Transtorno do sono
- Insônia
- Despertar precoce
- Ansiedade
- Cabelos fragilizados
- Esquecimento
- Nervosismo
- Dor de cabeça recorrente
- Depressão
- Baixa autoestima
- Perda de massa magra
- Déficit cognitivo
- Depressão
- Ressecamento vaginal
- Dores nas articulações
- osteoporose
- Ondas de calor
Para abordar este tema pensei na teoria dos setênios de Rudolph Steiner.
Baseado na medicina ancestral alegava a divisão da vida em ciclos de 7 anos. Os chineses, gregos e egípcios observavam que a cada 7 anos corre uma transformação estrutural, psíquica biológica e espiritual de ser humano.
Nessa teoria, R.Steiner traz a informação de que a partir dos 42 anos a mulher alcança sua plenitude, com um nível de maturidade em que reconhece seus gostos e valores, adquiridos nos septênios anteriores, ao longo de sua jornada. Afinal entre 35 e 42 anos a mulher está na fase da consciência e se consolida como adulta e se estabelece como real agente da sua vida.
Entre 42 e 49 anos, Rudolph Steiner define que é a fase imaginativa- pode aparecer uma crise existencial, pela necessidade de uma recomeço, de rejuvenescer, mas na verdade está ocorrendo uma metamorfose, um renascimento, por isso muitas mulheres podem nesta fase temer a morte. É preciso abandonar os velhos padrões de beleza.
E aos 49 inicia-se a fase inspirativa, em que a escuta dessa mulher é mais disponível, e sua potência acolhedora aflora totalmente, ficando disponível para auxiliar aqueles ao seu redor, que buscam escuta e acolhimento. É uma fase muita criativa. Momento mais espiritualizado, ouvir o coração vale muito nesta fase.
Entre os 57 e 63 anos a necessidade de estar no convívio social é ampliada e há uma busca de fazer o bem. Uma fase de contemplação das necessidades reais para vida.
O foco muda, a maturidade e a plenitude abrandam o “eu” e promove o “nós”.
É uma fase em que há muito prazer em estar em grupos, fazer trabalhos sociais, buscar desenvolvimento em coletivo.
Então, já que localizamos o período em que esta mulher plena está, vamos seguir rumo à prática dos cuidados com essa mulher.
Mas, mais do que buscar uma combinação de óleos essenciais para tratar essa mulher, é necessário interpretar as suas demandas e acolher.
Compreendida a fase geral, pelo olhar de Rudolf Steiner, vamos mergulhar na mulher como ser único, com suas particularidades para uma aromaterapia real, genuína e com resultados.
Inalar óleos essenciais nessa fase é fundamental, pois, irá cuidar das emoções e auxiliar na transição hormonal. Sendo assim, uma experiência sensorial aromática para construção de um novo saber, sobre si mesma.
Formulações em base creme hidratante também são muito benéficas, pois, quando é feita uma formulação para um cosmético inteligente, além de cuidar da pele a combinação adequada trata as emoções. Que nessa fase, ficam fragilizadas como a pele e aliviando os desconfortos da transição hormonal.
A genética e o estilo de vida podem impactar bastante nessa fase.
Alguns óleos essenciais são muito populares para menopausa, são eles:
Gerânio
Hortelã
Ylang Ylang
Bergamota
Porém, a definição da sinergia ideal para a formulação com ação integral, só uma aromaterapeuta pode definir.
O princípio da criação de uma sinergia é pensar na experiência sensorial que se pretende.
A mulher não terá todos os sintomas concomitantemente.
Por isso a escuta qualificada, técnica, como de um psicólogo e psicanalista incrementam o atendimento e facilita a recomendação da adequada do tratamento.
Sendo a aromaterapia uma proposta muito mais preventiva que curativa a princípio, penso que nós mulheres devemos nos preparar de forma consciente para essa transição hormonal com suavidade e serenidade.
Ai, você me pergunta: – como?
»Usando os óleos essenciais e vegetais adequados ao perfil.
E é muito importante que sua alimentação seja adequada, livre de alimentos ultraprocessados e processados.
»Fazendo exames da saúde da mulher periodicamente
»Cuidando da pele
»Praticando atividade física
»Praticando meditação
»Bebendo bastante água
»Perdendo o medo da velhice
O envelhecer é um fato.
Só não envelhece quem morre jovem
Toda idade tem sua beleza e a aceitação se faz necessária.
Segundo, Marguerite Maury, devemos focar na capacidade adaptativa de cada mulher e também no autocontrole, disciplina. Pois, isso fará diferença na qualidade do envelhecer
Não se deve tomar o envelhecer como castigo.
Nesse momento, me recordo de Marguerite Maury, a mãe da aromaterapia moderna, discípula de Gattefossé.
Ela, escreveu Le Capital Jeunesse – Alquimia dos aromas para a juventude, The secret of life and Youth.
Não aceitava a recomendação de administração de óleos essenciais por via oral, mas postulou teses que muito contribuíram para aromaterapia moderna.
Para mim, a mais importante, inspiradora de todas as poatulações é: prescrição individual de formulações- O alicerce para uma aromaterapia real e efetiva. Além disso, criou método de massagens faciais e na coluna vertebral, estimulando a linha de centros nervosos, seu foco inicial era rejuvenescimento e bem-estar.
Observando a supracitada teoria dos septênios, podemos entender a beleza da plenitude da maturidade e explorar os ganhos com a idade.
Dessa forma promover a arte do bem viver.
Viver é uma coletânea de bons momentos, e quanto mais se vive, mais momentos enriquecem nossa vida.
O tempo deve ser sentido como um aliado e não como carrasco.
A escolha é sua.
Toda mulher deve ser relacionar com óleos essenciais de flores. Podem ser chamados de óleos essenciais florais- oriundo das flores.
Gerânio
Camomila
Ylang Ylang
São alguns que eu particularmente gosto de trabalhar e uso em minhas formulações, para o meu momento de autocuidado.
Conforme os sintomas se apresentam será definida a sinergia, mas a florzinha precisa estar no seu blend.
As vezes será uma sinergia herbal, cítrica e floral, pararoutro sintoma a sinergia será herbal, amadeirada e floral.
Ou ainda, uma sinergia cítrica, amadeirada e floral- imagine camomila, laranja e cedro, hein? Será que vai bem pra você?
Óleos essenciais como capim limão, funcho doce, sálvia esclaréia, palmarosa, mirra, estragão, anis estrelado podem estar presentes em sinergias para menopausa.
Você já deve ter lido a respeito de óleos essenciais pra reposição hormonal- ESQUEÇA
A ciência não comprovou esse efeito nos óleos essenciais. É pura especulação. É uma incógnita.
Devemos focar no entendimento da potência terapêutica dos óleos essenciais através do efeito entourage. Efeito comitiva que vai além do entendimento da terapêutica isolada de cada elemento constituinte da planta.
Cada planta aromática possui um perfil de compostos únicos que podem ser isolados, mas o efeito sinérgico dos componentes do óleo essencial ultrapassa a classificação das propriedades terapêuticas setorizadas para fins didáticos.
Conhecer individualmente cada terpeno, compreender a química dos óleos essenciais é básico para qualquer aromaterapeuta. Mas, relacionar o perfil psicossomático dessa mulher e o arquétipo da planta de determinado óleo essencial é primordial para os efeitos extraordinários da aromaterapia
Afinal é parte da pratica com óleos formular criações aromáticas para prazer, conforto e acolhimento. Não basta o óleo essencial ser bom para menopausa. O óleo essencial deve agradar o olfato, deve trazer propriedades que combinam com o momento da mulher e o estilo de vida.
Ainda podemos incluir nesse tema os benefícios dos óleos vegetais.
Óleo vegetal extravirgem de prímula, groselha negra, cártamo, maracujá são potentes aliados nesta fase.
A LOOP Aromatologia oferece atendimento on-line, caso você queira um atendimento individual para prosseguir usando aromaterapia de forma segura e adequada.
Se você deseja se aprofundar e conhecer mais sobre as variadas aplicações dos óleos essenciais, agende uma Mentoria.
A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais!
Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você!
Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco!
Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer!
É ético, responsável e elegante!
Evite o plágio, além de antiético é ilegal!
©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved