A família botânica diz muito sobre os efeitos similares entre os óleos essenciais 

Informação é tudo, e por isso resolvi compartilhar com você um estudo superlegal. 

Mas, antes de tudo vou enumerar alguns dos principais óleos essenciais dessa família. 

São eles: 

  • Louro – Laurus nobilis 
  • Canela da China- Cinnamomum zeylanicum 
  • Canela Cassia- Cinamomum Cassia Blume 
  • Cânfora – Cinnamomum camphora 

 O estudo informa que essa família botânica possui predominância dos compostos químicos β-cariofileno e 1,8-cineol que se destacam como antioxidante e antifúngico e anti-inflamatório, com alto potencial farmacológico. 

Essa família botânica é uma das mais primitivas da terra. Seus óleos essenciais são utilizados na indústria farmacêutica, alimentícia, madeireira e perfumaria. 

Para saúde têm sido muito utilizadas para tratamento de doenças infecciosas, infeções genitais femininas, infecções gastrointestinais, reumatismo e malária.  

A composição química dos óleos essenciais é muito vasta e inclui hidrocarbonetos terpênicos e terpenos simples, álcoois, aldeídos, cetonas, fenóis, ésteres, éteres, ácidos orgânicos e lactonas. 

Os terpenos são os principais constituintes dos óleos essenciais e possuem capacidade físico-químicas e atingem maior biodisponibilidade na liberação controlada de drogas. 

A família lauracea  possui mais sesquiterpenos, principalmente hidrocarbonetos sesquiterpenicos. 

 Ficou demonstrado que: 

O β-cariofileno e 1,8-cineol são os componentes predominantes na família Lauraceae. Trans– cariofileno, sinônimo de E- cariofileno, β- cariofileno, e trans-β- cariofileno, são  sesquiterpenos bicíclico apresentados por vários óleos essenciais e seu forte odor. E são essas propriedades desses compostos químicos que fazem dos óleos essenciais dessa família botânica e de outras também, serem aplicados comercialmente nos setores de alimentos e cosméticos como aromatizante, um fixador de fragrâncias em perfumes e em produtos de higiene pessoal. 

As pesquisas relativas às Lauraceae, demonstraram grande potencial em virtude dessas composições químicas encontradas nos óleos essenciais derivados dessas plantas. Afinal, são propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenos, antimicrobiano e analgésico. 

monoterpeno 1,8 cineol que é conhecido como Eucaliptol, é excelente para tratamentos de doenças pulmonares graves. Estudos clínicos demonstraram melhorias no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica usando 1,8-cineol quando comparado a um grupo placebo. A atividade anti-inflamatória deste monoterpeno no tratamento da asma como um agente mucolítico na parte superior e inferior doenças das vias aéreas.  Outras pesquisas confirmam esses resultados relatando atividades mucolíticasbroncodilatadoras e anti-inflamatórias do eucaliptol. 

Outras substâncias encontradas são o linalol, δ-cadineno e α-pineno. O linalol, um monoterpeno acíclico, é um dos principais componentes de OEs de diferentes espécies aromáticas. Semelhante ao β-cariofileno,  o linalol é utilizado nas indústrias alimentícias e cosmética, especialmente em perfumes e outros cosméticos em geral. Entre os seus descritos estão as propriedades antidepressivas, é neuroprotetoras e podem prevenir a doença de Alzheimer. O linalol  teve efeitos compatíveis com agentes anticonvulsivantes como diazepan e fenitoina. 

Em relação a substancia δ-cadineno, esta possui atividade antitumoral, antimicrobiana, acaricida. É um sesquiterpeno. 

Atividade Antioxidante 

Atividades antioxidantes foram testadas também. O corpo humano está exposto ao estresse oxidativo, por conta do oxigênio que reage assim, oxidando tudo, as células humanas, inclusive. 

Esses efeitos desencadeiam alterações sobre as membranas celulares, proteínas, carboidratos, DNA e RNA. Espécies reativas também estão relacionadas a doenças degenerativas, como câncer, arteriosclerose e cardiopatias. 

Os óleos essenciais conforme a escala ORAC são os compostos químicos mais oxidantes encontrados na natureza. E no presente estudo foi destacada essa propriedade devido a presença de terpenóides e compostos fenólicos. 

Atividade antibacteriana 

Devido ao uso indiscriminado de antibióticos, o mundo se depara, atualmente, com um grave problema que são as superbactérias. Diante, dessa crise na saúde mundial, o resgate da saúde volta-se para a sabedoria milenar dos fitoterápicos, categoria em que os óleos essenciais se encontram. Pesquisas apontam seus efeitos antibióticos e comprovam que as bactérias não criam resistência a eles. 

Os produtos oriundos do metabolismo secundário das plantas, óleos essenciais, funcionam de duas maneiras. 

A primeira maneira consiste em potencializar a atividade bactericida com baixíssima toxicidade, se comparados aos sintéticos ineficazes. A segunda maneira está ligada a melhoria do sistema imunológico do paciente, a infecção. Os ativos desses óleos para essa função são os ricos terpenos oxigenados, como álcoois e terpenos fenólicos, e alguns hidrocarbonetos. 

O óleo essencial de das folhas de Beilshmiedia e Laurus Nobilis (louro) foram relatados como excelentes agentes antibacterianos. 

As atividades antifúngicas das plantas da família Lauracea permitem tratamentos inovadores, com baixa toxicidade em relação aos medicamentos sintéticos. Pesquisas dessa compilação comprovaram que os óleos essenciais são capazes de interagir com estruturas lipídicas e causar modificações na parede celular do patógeno, levando ao aumento da permeabilidade do citoplasma e danificando os processos de desenvolvimento do fungo. Óleo essencial de canela cássia impediram tipos de fungo da candida albicansc.tropicalisc.glabata, e c.Krusei. A canela verdadeira demonstrou atividade fungicida contra fungos phomopsis helianthicladosporium fulvvium e cladosporium cadosporioide. 

A família Lauraceae produz óleo essencial em suas plantas, ricos em pelo β-cariofilenosesquiterpeno e monoterpeno 1,8 cineol, analisados por cromatografia e são comprovadamente antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios. O uso é indicado para indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia com diversas aplicações. 

A LOOP Aromatologia oferece Mentoria para ampliar seu o conhecimento na trilha aromática de bem estar.

Caso você deseje aprofundar mais seus estudos agende a mentoria on-line! 

A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais! 

Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você! 

Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco! 

Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

Se você quiser se aprofundar cientificamente, segue abaixo link do PUBMED onde encontramos os estudos científicos referentes a Aromatologia. FONTE:  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31261421 

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

One Comment

Leave a Reply

×