A Família Asteraceae possui uma gama de espécies muito aromáticas e com propriedades muito terapêuticas, variadas e comuns entre elas. 

Imagine,  Asteraceae é a  maior família  botânica das angiospermas!  Sabe qual é a maior característica dessa Família? ADAPATAÇÃO.  

Não é interessante, pensar que essa inteligência adaptativa pode ser aplicada a seu favor, promovendo bem-estar, saúde e beleza? 

Então vamos ver quem faz parte da Família: 

Artemísia, camomila, calêndula, cártamo, girassol, milefólio, margarida, sempre viva- imortelle, macela, perpétua das areias… E você já deve estar imaginando que essa família deveria se chamar Milagres, não mesmo? Quanto potencial!! Sem falar na carqueja, guaco, muito usadas na medicina popular e mais, alface, alcachofra também fazem parte da Asteraceae! 

É sensação do planeta! São 1535 gêneros e cerca de 23.000 espécies (Bremer, 1994; Judd et al., 1999) 

A ampla distribuição de plantas dessa família pelo planeta se deve a presença de estruturas secretoras especiais.  As plantas naturalmente produzem secreções aquosas ricas em sais minerais, aminoácidos e açúcares e outras ricas em lactonas sesquiterpênicaspoliacetileno e laticíferos contendo alcalóides, óleos essenciais, formando assim a inteligência não só imunológica, mas a inteligência adaptativa como é o caso das plantas dessa família.(Ehleringer et al., 1976; Cronquist, 1981; Wagner, 1991; Roshchina & Roshchina, 1993). 

As Asteraceae se apresentam em formatos variados conforme o polo ecológico em que cresce e reproduz, incluído ampla variedade dos órgãos vegetativos. Apresentam-se como ervas, arbustos, até arvores, trepadeira, as florzinhas como margaridinhas, camomilas, girassóis, sempre viva…   

Nessas plantas podemos encontrar compostos químicos muito terapêuticos que possuem aplicação para vários males são eles: 

Artemísia  /Artemisia vulgaris 

Óleo essencial- principais componentes  

  •  cânfora, 
  •  canfeno 
  • αtujona 
  • germacreno D,  
  • 1,8-cineol  
  • βcariofileno 

Seu nome tem origem na Deusa Ártemis. 

A.vulgaris– cumarinaslactonas sesquiterpênicas, óleos voláteis, inulina e traços de alcaloides (SINGH et al., 2009).Existem mais de 10 espécies do gênero Artemísia que possuem atividade terapêutica- A. argyi H. A. Vulgaris L, A.dracunculus L, A. absinthium L A. santonicum L,  A. spicigera K. Koch, A. siversiana EhrhWilld ex, A. princeps Pamp , A. montana (NakaiPamp; 

A espécie mais usada é a Artemisia vulgarisconhecida apenas por Artemísia no Brasil.  

É hepatoprotetora 

Exerce ação antifúngica, antibacteriana de amplo espectro e antihelmíntica (contra vermes); 

Contribui para melhorar o humor; 

Melhora a qualidade de vida de pacientes com doença de Cronh; 

Exerce uma ação antioxidante, contribuindo para a proteção do cérebro e prevenção de AVC.

Camomila alemãMatricaria Recutita 

Óleo essencial- principais componentes 

  • Óxidos bisabolol 
  • Sesquiterpenóis bisabolol espatulenol 
  • Sesquiterpenos  camazuleno e farneseno 

 

A combinação de camazuleno e bisabolol encontrada nessa camomila é única. Lembrando que o óleo essencial de camomila alemã possui cor azul e não mancha as roupas. Excelente indicativo de pureza. Muito utilizada na medicina popular ao redor do mundo, é o chazinho calmante que a vovó sempre receitou para dormir bem e também para acabar com desconfortos gastrointestinais, que até os bebês podem tomar.   

Camomila Romana/ Anthemis nobilis 

Óleo essencial- principais componentes 

  • Esteres  angelato isobutíilitcobutirato isobutílico 
  • Cetonas pinocarvona 
  • Álcoois pinocarveol  

Uma característica dessas asteraceae é que apesar de ser difícil seu desenvolvimento, quando elas se estabelecem, ajudam a manter a saúde das plantas do jardim. É conhecida como a médica das plantas.  

Conhecida pelos saxões, está entre as 9 ervas sagradas do Lacnunga, texto ancestral anglo saxão, os antigos egípcios a consagravam ao Deus Rá, os gregos utilizavam para curar estados febris e para untar a pele. 

Calêndula / calendula officinalis 

Principais componentes 

  • δ – cadineno 
  • α- cadinol 
  • Epi α muurolol 

O extrato em óleo vegetal é muito conhecido pelas propriedades cicatrizantes e fotoprotetora. Os poderes cicatrizantes e anti-inflamatórios dessa flor é conhecido há séculos, muitos soldados foram tratados na guerra civil americana com flores e folhas de calêndula, inclusive. 

Atualmente, já existe no mercado seu óleo essencial extraído pelo método de CO2 hipercrítico, resultando num óleo extremamente terapêutico, afinal nesse método de extração é possível obter todos os componentes ativos são isolados e mantidos. 

O extrato de calêndula encontrado no mercado, normalmente é um composto de outras flores e calêndula em óleo vegetal, que nem sempre é extravirgem, podendo ser em óleo vegetal de girassol ou soja. 

Essa tecnologia supermoderna, de extração por CO2 hipercrítico, oferece um óleo essencial realmente completo e puro.  O potencial citofilático é enorme, estimulando a síntese de colágeno que beneficia a pele e também na recuperação de tendões lesionados. 

 Macela/Achyrocline satureoides 

Óleo essencial- principais componentes 

Nativa da América do Sul, no Brasil é conhecida como camomila nacional. É usada para preencher os travesseiros para induzir o sono, o relaxamento no momento de dormir. O seu óleo essencial possui características similares as da camomila, como redução da hiperatividade, aliviando sentimentos de estresse e ansiedade exacerbada e irritabilidade. E devido a sua rica composição em sesquiterpenos confere propriedades poderosas no trato da ansiedade e ação anti-inflamatória e cicatrizante. E ainda é relaxante muscular, como as camomilas, com potencial analgésico, para artrite e reumatismo males gastrointestinais e cólicas menstruais. 

Graças ao β-cariofileno estimula o sistema imune 

Macela é antioxidante, desintoxicante, antibacteriana, analgésica e ansiolítica/ sedativa. 

MilefolioAchillea millefolium 

Principais componentes 

  • β pineno 
  • β cariofileno 
  • 1,8 cineol 
  • Cânfora  
  • Azuleno  
  • Acetatato de bornila 

Flor é denominada popularmente de mil folhas, devido as suas pétalas. 

Essa flor é conhecida por suas propriedades terapêuticas para as emoções e para pele, mas suas propriedades terapêuticas também incluem tratamento de varizes, artrite reumatoide. 

Seu óleo essencial combate estados de depressão ansiosa, nervosismo e inquietude, é imunoestimulante e com enorme potencial regenerador celular, devido ao seu potencial citofilático (capacidade de estimular a síntese de colágeno) 

 Sempre viva/  helichrysum italica- Imortelle 

Principais componentes

  • acetato de nerila 
  • γ curcumeno 
  • Italidionas
  • β curcumeno
  • α pineno
  • Italiceno 

Suas propriedades para tratar hematomas, trombose e olheiras é conhecida de todos, e sendo assim excelente para o trato do sistema circulatório em geral. O que muitas vezes deixa de lado outras propriedades como: contra reumatismo, artrite e combate a infecções bacterianas e extraordinária capacidade de extrair do corpo metais pesado, segundo Battaglia, em sua obra Complete Guide to Aromatheprapy.  Ainda outras propriedades são comuns a família Asteraceae, são regeneradoras celulares, anti-inflamatórias, tratam acne, eczemas, ferimentos e queimaduras. 

geotipo Bósnia é possivel encontrar as “β-dionas”, excelente para tratar depressão, estados letárgicos devido a depressão, esgotamento nervoso e estresse. 

É excelente para promover autocura. 

Existe ainda a Sempre viva fêmea- Helichrysum gymnocephalum rica em 1,8 cineol indicado para alergias respiratórias e melhora a respiração; Sempre viva macho- Helichrysum bracteiferum um combinado de  αhumuleno e cineol que fazem uma dupla excelente para cuidar de gengivite, com funções antiespasmodicas, trata asma e combate inflamações sistêmicas e Sempre-viva faradifani Helichrysum faradifani–  com propriedades curativas do trato urinário e genital de homens e mulheres, pois auxilia no equilíbrio das funções renais. Possui combinação exclusiva – g curcumeno, E-cariofileno  e Δ fencheno, que auxilia com muito sucesso casos de artrite e reumatismo e outros problemas de articulações. 

Perpétua das Areias/ Sempre viva das areiasHelichrysum stoechas 

  • α – pineno é o principal constituinte deste óleo essencial 

No entanto, são encontradas variedades dessa espécie que possuem β-cariofileno, β elemenobisabolol e α-humuleno 

Uma observação que vale para os óleos essenciais é que a concentração dos componentes podem variar devido ao tipo de extração e que parte da planta é extraído o óleo essencial. 

 Girassol- Helianthus annus 

Essa flor maravilhosa possui em suas sementes o poderoso óleo vegetal quando prensadas a frio.  Muito utilizado na aromaterapia para facilitar a penetração dos óleos essenciais na pele. Rico em antioxidantes, vitaminas A, D, C e E, carotenoides e cera. Muito utilizado em formulações fotoprotetoras, nutre e regenera a pele, além de auxiliar na limpeza dela. Super cicatrizante excelente cicatrizante pós-operatório para evitar queloides no corte, auxilia a reduzir riscos de infecções na pele de recém-nascidos. Facilita a coesão entre as camadas da epiderme. É muito usado para fortalecer os cabelos que vão afinando à medida que crescem, controla o friz e a oleosidade. 

Possui benefícios emocionais, para aquelas pessoas que julgam muito a si e aos outros e ficam irritadas com facilidade e possuem a pele irritada e alérgica. 

 Cártamo- Carthamus tinctorius 

Os seus nomes comum são açafrão-bastardo, açafroaaçafrolcártamo,açafrão-agreste, açafrão-dos-tintureiros ou açafrão-bravo. 

O óleo de cártamo pode ser encontrado rico em Ômega 6 ou Ômega 9. 

Muito utilizado em drenagem linfática, possui potente efeito anti-inflamatório, minimiza sintomas de eczema e machas escuras, desobstrui os poros evitando aparecimento de cravos e espinhas. Massagem com este óleo no couro cabeludo estimula o crescimento dos fios, alem de proteger contra raios UV e poluição, combate a caspa. Auxilia pessoas com temperamento depressivo e humor instável, com letargia e vivem sonolentas. 

Lembrando que estas maravilhosas propriedades terapêuticas são encontradas no óleo vegetal obtido através da prensagem a frio de suas sementes. Ou seja, óleo extra virgem! 

Neste texto você pôde verificar o potencial terapêutico da família Asteraceae e as propriedades encontradas em seus óleos essenciais e óleos vegetais. Assim, quando for pensar em suas formulações repare nas famílias botânicas e faça escolhas conscientes da combinação entre os óleos essenciais e vegetais para complementar ou reforçar as propriedades terapêuticas. 

Caso você deseje aprofundar mais seus estudos agende a mentoria on-line! 

A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais! 

Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você! 

Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco! 

Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

É ético, responsável e elegante! 

Evite o plágio, além de antiético é ilegal! 

©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved 

Bibliografia: 

BAUDOUX,Dominique. O grande manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux:Bioquímica das moléculas, propriedades farmacológicas e indicações terapêuticas de 100 óleos essenciais . Belo Horizonte: Editora LASZLO 2018

BUCKLE, Jane. Aromaterapia clínica: Óleos essenciais no cuidado da saúde.   Belo Horizonte: Editora LASZLO 2019.

 

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

One Comment

Leave a Reply

×