Qual é o motivo do sucesso dos óleos essenciais em tempos de dengue, poluição e bactérias resistentes ao tratamento com medicamentos sintéticos?
O monoterpeno 1,8 cineol, também conhecido como Eucaliptol é um dos compostos encontrados em vários óleos essenciais e justifica muito do sucesso da aromaterapia na atualidade.
Eucaliptol, 1,8 cineol é um monoterpeno, éter cíclico encontrado em vários óleos essenciais provenientes das mais diversas famílias botânicas.
Está presente no Louro, Sálvia, Melaleuca – mesma família botânica do eucalipto, Alecrim, Canforeira, Canela, Gengibre, óleo de Menta, Manjericão e claro abundante nos Eucaliptos, dentre outros.
⇒ Sua fórmula é: C10H18O
Em temperatura ambiente é um líquido amarelo claro.
Os principais metabólitos do eucaliptol são 1, 8-Di-hidroxi-10-carboxi-p-mentano2-hidroxi-cineol e 3-hidroxi-cineol.
Os metabólitos secundários como 1,8 cineol foram desenvolvidos pelas plantas para se defenderem de predadores ,exalando moléculas tóxicas à patógenos e herbívoros. Mas, não é só isso.
A magia da química das plantas aromáticas carrega mecanismos de sobrevivência em seus aromas. Sabe por quê?
Porquê é repelente e concomitantemente é atrativo de polinizadores e predadores de pragas.
O interesse acadêmico e científico em aprender mais sobre o cineol, é devido a sua ação contra diversos insetos, como a barata doméstica, impede o Aedes Aegypti– mosquito da febre amarela coloque os ovos, mata o Flebotomíneo Lutzomyia longipalpi, transmissor da leishmaniose, e tanto o óleo de eucalipto quanto o 1,8 cineol inibem o crescimento do Plasmodium falciparum, o parasita da malária. A ciência compreende que um único composto químico tem propriedades que promovem a saúde e o bem-estar dos seres vivos, como é o caso do Eucaliptol, encontrado em muitos óleos essenciais.
E com isso fica interessante contar que zangões das espécies Euglossa cybelia e Eulaema cybelia polychroma são atraídos pelo cineol, até das orquídeas.
Dentre os tipos de Eucalipto, o que possui maior concentração de eucaliptol é o Eucalipto Globulus.
Este éter cíclico monoterpênico é muito utilizado pela indústria de higiene pessoal, nas linhas de cremes dentais e enxaguantes bucais, pois tem capacidade de exterminar moléculas como putrescina e cadaverina e H2S, causadoras de mau odores e combater problemas de saúde.
Em medicamentos, o eucaliptol integra fórmulas de pastilhas para combater a tosse e inalantes devido as propriedades descongestionantes e antibacterianas.
A medicina popular aponta a eficácia do eucalipto globulus, assim como a medicina convencional. As folhas do eucalipto são colocadas em uma água bem quente para o vapor ser inalado.
Já existem casos de medicamentos convencionais sendo associados a fitoterápicos para maior eficácia dos tratamentos.
As propriedades medicinais do monoterpeno 1,8 cineol são mucolíticas, anti-inflamatórias, bactericidas, tratam rinossinusite não purulenta e ainda extermina células leucêmicas in vitro. Os asmáticos devem ter cautela quanto a dose do eucalipto em seus tratamentos. Uso adequado exige informação e muito estudo.
Além das aplicações farmacêuticas, possuem aplicações industriais como em de cigarros, para melhorar o sabor do produto, por exemplo.
“A instrução normativa do Ministerio da Saúde de nº 02 de 13 de maio de 2014 inclui a espécie Eucalyptus globulus Labill na lista de produtos fitoterápicos de registro simplificado”
Vinhos tintos australianos contém traços de cineol, derivados do Limoneno e α-terpineol.
Segundo pesquisadores, a ingestão diária (cerca de 30 μg/kg) é 1/1000 menor que a concentração em que possa haver efeito tóxico (acima de 32 mg/kg), sendo, portanto, bastante seguro na ingestão usual dessa substância, encontrada nos Óleos Essenciais das variadas especies de Eucalipto e outras famílias botânicas também.
Alimentos como canela, gengibre, sálvia e alecrim contém em sua composição uma dose de eucaliptol, ou seja 1,8 cineol. Que traz um frescor e leve ardência ou picância ao paladar.
E ainda, outros estudos com o 1,8-cineol (eucalyptol) apontam uma alta probabilidade de possuir efeito anti-hipertensivo, antiasmático e analgésico, que evidencia a atividade vasodilatadora do 1,8-cineol, dependente da liberação de óxido nítrico pelo endotélio e a atividade analgésica por inibir os nociceptores– receptores sensoriais ativados pela dor.
Estudos também revelam o potencial fungicida do 1,8 cineol para tratar candida albicans, em testes com o óleo essencial de Eucalipto Globulus, pois impediu o crescimento de 76,2% das cepas. Em extrato etanólico bruto com folhas e caules de eucalipto houve inibição das cepas Fusarium moniliforme, Penicillium expansum, Penicillium chrysogenum, Aspergillus flavus, Aspergillus niger e Fusarium poae.
A ação bactericida ou antibiótica demonstrou eficácia in vitro para tratamento contra a bactéria Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus pyogenes, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae.
O óleo essencial de Eucalipto Globulus apresenta atividade bactericida eficaz contra Staphylococcus aureus, resistente à meticilina e mais, o óleo essencial das folhas, especificamente inibiu o desenvolvimento das cepas de H. pylori.
O óleo essencial de Eucalipto Globulus contém entre 50 e 100 compostos orgânicos voláteis, como álcoois, ésteres, ácidos, aldeídos.
São mais de 600 espécies de eucalipto e das espécies que são exploradas comercialmente, foram divididas em 3 grupos, a saber:
- Perfumaria- os mais utilizados, Eucalipto Staigeriana, Eucalipto Citriodora, Eucalipto Marcathurii– com prevalência de geraniol e citronelal.
- Industrial-Eucalipto Dives, ricos em feladreno e pipertitona
- Medicinal- Eucalipto Globulus, Eucalipto Radiata, Eucalipto Cneorifolia e os outros ricos em cineol.
O óleo essencial de eucalipto Globulus é um potente antiviral, antisséptico, anti-infeccioso, tônico do sistema respiratório, antitussígeno, indicado no tratamento de bronquite e asma, herpes labial e odores indesejados nos pés.
Para psicoaromaterapia possui propriedades calmantes, ajuda a eliminar a melancolia, tristezas antigas e promove a reconexão com o mundo facilitando o modo como o indivíduo se expressa e se conecta!
Não utilize óleos essenciais sem a recomendação de um profissional.
A LOOP Aromatologia oferece atendimento on-line para você cuidar da saúde de forma integral e natural. Oferece também a Mentoria para você conhecer mais sobre o universo dos óleos essenciais: A Aromatologia.
Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar, segue abaixo os links pesquisados para esta publicação: