A LOOP Aromatologia apresenta um estudo de caso sobre crises de ansiedade com referências científicas.

 

Atualmente, o uso de óleos essenciais está em voga, estão surgindo  novos aromaterapeutas que ainda estão cheios de dúvidas sobre o procedimento na consulta e como promover o bem-estar do paciente. O estudo de caso sobre o sucesso da aromaterapia  em tratamento de crises de ansiedade é embasado em estudos científicos, para elucidar e justificar o caminho do tratamento do nosso paciente J.

Pensando em você, que está com dúvidas, iniciando sua trilha profissional na aromaterapia, eis que agora a Loop Aromatologia, com muito respeito e sigilo oferece este estudo de caso, sobre crise de ansiedade. Este conteúdo vai iluminar sua jornada como aromaterapeuta  ou mesmo para você que é amante de óleos essenciais e se interessa pela aromaterapia ética e segura. Aqui você irá compreender que é necessário muito estudo e cautela para definir como os óleos essenciais devem ser combinados e a interpretação do discurso do paciente devem estar em consonância com as características de cada óleo essencial.

No primeiro mês da pandemia de 2020, recebi uma solicitação via site de um Jovem executivo de uma multinacional, que não descrevia seus incômodos, porém buscava soluções para promover seu bem-estar. 

Agendamos a consulta em 3 dias. 

Após ler a Anamnese de J., assim que vamos nos referir ao paciente, percebi que ele era um líder nato, muito inteligente e perspicaz, por isso tão jovem já possuía carreira de executivo internacional e ele estava com sintomas de neurose de angústia.  Sua primeira crise foi em uma visita ao Brasil, há 2 anos.

J. não conhecia aromaterapia, mas havia tratado outros males com reike e acupuntura.  Pude perceber que ele era adepto da medicina alternativa. 

Durante o aprofundamento da anamnese, J. relatou que tinha tonteira e dores no peito e isso ocorria nas horas mais inadequadas, angustiando, piorando ainda mais o mal-estar, a morte parecia iminente. Houveram, no último ano, muitos episódios com essas características e ele não queria fazer uso de medicamentos alopáticos. Além, disso descreveu uma rinite, que causava uma sequência de espirros que parecia não ter fim e que os problemas cardiovasculares eram uma característica familiar. Também relatou desejo de inibir a calvície. 

Durante a consulta, ao escutar atentamente o discurso do paciente J.  percebi a necessidade do óleo essencial de eucalipto globulus. Pois, o óleo essencial é rico em 1,8 cineol e há muitos estudos que comprovam seu efeito no tratamento de alergias respiratórias, cutâneas e possui efeito anti-hipertensivo, que são reconhecidos pelo Ministério da saúde.

O que poucos aromaterapeutas observam é que esses sintomas alérgicos são causados por emoções calorosas, mal elaboradas pelo inconsciente. O óleo essencial de eucalipto globulus traz um alívio para essas emoções através de seu aroma fresco, levemente picante que promove a reconexão com o mundo facilitando o modo como o paciente se expressa e se conecta. 

O paciente estava muito vulnerável diante desses sintomas e precisava de algo que o estabilizasse as emoções, abrandando as aflições que nem ele sabia nomear. 

Sendo assim, com base em estudos científicos desenvolvi uma formulação em emulsão com baixa concentração de óleos essenciais,1,5% ,contendo os seguintes óleos essenciais: 

  • Eucalipto globulus – Eucalyptus globulus
  • Patchouli – Pogostemon cablin
  • Funcho doce – Foeniculum vulgare
  • Cipreste – Cupressus sempervirens

O foco para escolha dos óleos essenciais

  • Estabilizar as emoções, atenuando a ansiedade
  • Encerrar o ciclo do antigo relacionamento amoroso   
  • Promover harmonia emocional com escolhas conscientes, aumentando a autoestima e a aceitação 
  • Promover a boa circulação sanguínea e manter a pressão arterial estável, para não causar a sensação de ataque cardíaco. J. não possui quadro clínico de pressão alta. 
  • Evitar efeito sedativo- ele precisava se manter ativo, principalmente por a sua bem sucedida carreira profissional e o momento exigia criatividade.

É preciso compreender que as alergias sinalizam a necessidade resfriamento das emoções, para aliviar esse calor emocional.  J. falou muito de como se sentia bem com aromas herbais, frescos com cheiro de floresta. 

Essa combinação foi feita em 40g para massagear os pés à noite e durante dia massagear o chakra cardíaco. 

O cipreste foi incluído nessa formulação, pois havia uma culpa descrita pelo paciente, de ter findado um relacionamento longo, em que as famílias já haviam se tornado amigas, mas o amor realmente havia se transformado de maneira que não poderia manter o relacionamento. 

É de praxe acompanhar a evolução do tratamento e por isso a LOOP oferece gratuitamente a consulta de retorno em 21 dias após o início do tratamento. 

Como J. era um iniciante nesta jornada, deixei claro que ele poderia entrar em contato caso ocorresse algo ou alguma dúvida. Logo nos primeiros dias houve uma crise de pânico. Ao ler esta mensagem avaliei a formulação e não fazia sentido, o ocorrido.  

Foi então, que ele relatou que a sua atual companheira havia adquirido o óleo essencial de lavanda francesa e estava colocando no difusor de ambiente, pois, além de gostar do aroma, viu indicações para crises de ansiedade e depressão na internet. 

Bem, aí foi possível compreender que o uso inadequado da lavanda afetou as emoções dele. O caso dele não era para lavanda francesa. Expliquei que ele estava em tratamento adequado com dosagem equilibrada e não havia necessidade da lavanda.

Óleos essenciais são muito potentes, são naturais e podem causar efeitos adversos, sim. 

J. retirou o óleo essencial de lavanda francesa da rotina, desde então não houve mais crise.

Quando houve a primeira consulta de retorno, J. descreveu-se impressionado com resultado, estava bem mais estável, e que era muito prazeroso o aroma do creme desenvolvido exclusivamente para ele.  

Quando a formulação acabou, ele entrou em contato. Não repeti a formulação, recomendei o uso do OE eucalipto globulus no algodão dentro da fronha do travesseiro . E pela manhã o OE limão siciliano em difusor de ambiente por 2 horas. 

Já são 6 meses de tratamento e a rinite não manifesta mais seus sintomas, as crises de ansiedade pararam e foi desenvolvido em um roll on, um tratamento para inibir a calvície com óleos essenciais oriundos da família da Lamiaceae, para o renascimento e crescimento dos fios de cabelo e cuidando das emoções. 

Agora sim, ele pode usar lavanda francesa junto ao óleo essencial de hortelã pimenta nesse poderoso tônico, em óleo vegetal extra virgem de semente de abóbora, óleo vegetal extra virgem de rícino, óleo vegetal  extra virgem de abacate. Conforme estudos cientificos.

J. já entrou em contato para relatar que bem lentamente estão surgindo novos fios de cabelo. Este tônico funciona como estabilizador emocional, promovendo clareza mental e redução da carência afetiva, afastando a necessidade de aprovação dos familiares nas escolhas do paciente. Sendo assim, evita novas as crises de ansiedade. A neurose de angústia cessou.

Atualmente, para não ocorrer estresse olfativo, J. usa óleo essencial de bergamota, pela manhã e noite ou em difusor de ambiente ou em algodão. Está  muito bem.

Neste estudo de caso você pode compreender que para cada tipo de combinação de sintoma há uma combinação de óleos essenciais. A formulação citada a cima não foi repetida nem para o próprio paciente. Marguerite Maury deixa claro em sua obra, que nunca recomendou a mesma formulação para dois pacientes.

A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais! 

Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você! 

Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco! 

Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

É ético, responsável e elegante! 

Evite o plágio, além de antiético é ilegal! 

©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved 

Bibliografia:

BUCKLE, Jane. Aromaterapia clínica: Óleos essenciais no cuidado da saúde.   Belo Horizonte: Editora LASZLO 2019.

DAMIAN, Peter; DAMIAN, Kate. Aromaterapia: Aroma e psiquê. Belo Horizonte: Editora LASZLO 2019.

BAUDOUX,Dominique. O grande manual da Aromaterapia de Dominique Baudoux:Bioquímica com referências científicas.ica das moléculas, propriedades farmacológicas e indicações terapêuticas de 100 óleos essenciais . Belo Horizonte: Editora LASZLO 2018

Zhang N, Yao L. Anxiolytic Effect of Essential Oils and Their Constituents: A Review. J Agric Food Chem. 2019;67(50):13790-13808. doi:10.1021/acs.jafc.9b00433

Óleos essenciais úteis no crescimento capilar – Jornal de Aromatologia- Publicação científica e cultural http://laszlo.ind.br/campanhas/JORNAL_6_AGOSTO_2015_web.pdf

A LOOP Aromatologia apresenta um estudo de caso sobre crises de ansiedade com referências científicas.

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

3 Comments

Leave a Reply

×