Pra quem deseja fazer seus cosméticos autoconservantes e inteligentes
Quem gostaria de fazer um creminho noturno que, além de promover o rejuvenescimento facial, eliminasse manchas da pele, contribuísse para uma boa noite de sono e sem ativos sintéticos?
Cosméticos formulados com óleos essenciais e óleos vegetais, puros,se beneficiam da ação conservante natural desses óleos.
Não podemos descartar a possibilidade de incluir na formulação conservantes naturais como a vitamina E, que é benéfica para pele e para conservar o cosmético. Um óleo vegetal rico em vitamina E é o óleo vegetal de semente de Uva extravirgem.
Óleos essenciais não possuem vitaminas.
O que torna um óleo essencial conservante é a sua ação antioxidante. Quanto mais aromático, mais rico em fenóis, que possui ação conservante juntamente as cetonas e ésteres.
Você sabe a importância de adicionar conservantes as suas formulações?
Os conservantes são necessários em formulações cosméticas para alongar a vida útil do produto e evitar proliferação microbiana. Atualmente, há uma infinidade de conservantes artificiais principalmente para formulações a base de água, como os hidratantes, também conhecidos emulsões. Porém, esses conservantes causam efeitos colaterais.
A boa notícia é que você pode usar formulações naturais, que possuam óleos essenciais e vegetais que irão ampliar a vida útil da emulsão, por exemplo, e ainda promover um boa noite de sono, relaxamento e bem-estar. Um luxo!
A importância de preservar a integridade do cosmético é para evitar contaminação que possa ocasionar reações adversas e adoecer a pele, devido a proliferação de fungos e bactérias.
Em meus estudos encontrei uma publicação que apresenta a prática conservante de óleos essenciais ricos em fenóis, cetonas e éteres para cosméticos.
Os conservantes são necessários em formulações cosméticas para alongar a vida útil do produto e evitar proliferação microbiana. Atualmente, há uma infinidade de conservantes artificiais principalmente para formulações a base de água, como os hidratantes, também conhecidos emulsões. Porém, esses conservantes causam efeitos colaterais.
Contudo, a preservação da integridade do cosmético, é fundamental, pois a falta dele pode ocasionar doenças, também.
Estudos comprovam que os óleos vegetais e essenciais puros e completos, ou seja, 100% naturais, tem ação conservante.
E isso não é novidade para quem já se beneficia da Aromaterapia. Tem gente que ainda está iniciando a jornada aromática e são esses detalhes fundamentais para entendimento que tornam o conhecimento sobre aromaterapia muito fascinante.
Porém, diante da evolução da indústria farmacêutica sintética muito da sabedoria milenar, sobre tratamentos naturais, ficou perdida no tempo e no espaço. Agora, em pleno século XXI, graças a muitos cientistas e aromatólogos, essa sabedoria está sendo resgatada.
Importante ressaltar que óleos essenciais são a inteligência imunológica das plantas, ou seja, cada planta possui em seu aroma uma sabedoria para lidar e combater predadores, pragas e estresses climáticos. Segundo o artigo sobre cosméticos auto conservantes, não só óleos essenciais, mas também extratos vegetais possuem excelente atividade antimicrobiana, sendo assim conservantes.
Por exemplo, o Thymus Vulgaris, o temido tomilho, famoso por ser dermocáustico ,está presente em produtos industrializados de higiene e cuidados para pele, como sabonetes, cremes dentais, desodorantes e loções corporais, graças a suas características tônicas e purificantes. Deve ser aplicado sempre diluído, mas não precisa ser excluído. Sua ação antimicrobiana acontece devido a presença dos fenólicos, Timol e Carvacrol.
Por ser muito reativo, o uso do tomilho necessita de cautela, o que não impede o uso. Apenas 3% do óleo essencial de tomilho em formulação W/O (água e óleo) satisfez o critério de exigência das agências farmacêuticas européias para tratar, por exemplo, casos de pseudoma aeruginosa (bactéria muito agressiva) e staphilococus aureus (bactéria encontrada no corpo humano, que pode causar infecções de pele e até endocardite).
E uma informação interessante é que os óleos essenciais não devem ser em hipótese alguma diluídos em óleo mineral.
Os óleos essenciais de Artemísia Afra- absinto africano- e Pterona Incana provaram ter excelentes propriedades preservativas e antimicrobianas. Sendo comprovada maior capacidade conservante do óleo essencial de Artemísia Afra.
Curiosidade: o uso da Artemísia Afra na África é muito comum para tratar doenças respiratórias, distúrbios renais, diabetes, dentre outros. O Óleo essencial de Artemísia afra é rico em α tuiona, uma poderosa cetona, um monoterpeno que possui um dor de mentol. É esse componente químico α -tuiona que traz essa característica conservante, que não permite a proliferação de micro-organismos
Outros óleos citados como de Madressilva (Lonicera Caprifolium), muito utilizada para tratar gripes, resfriados e artrite, e ainda diluído a 2% em xampu e hidratantes corporais preencheram os critérios da agência farmacêutica europeia. Também satisfez o critério relativo ao tratamento de candidíase (candida albicans) em base apropriada.
Portanto, já é sabido a partir de agora que óleos essenciais são substâncias ativas, preservativas, conservativas, antifúngicas, bactericidas e até virucidas.
Consulte sempre um bom profissional antes de utilizar óleos essenciais e deixe que ele entenda sua necessidade e suas sensibilidades, pois, óleos essenciais são substâncias, concentradas, poderosas e você merece o que há de melhor.
Mais uma observação importante: o uso de óleos essenciais precisa ser adequado e seguro para não causar reações indesejadas.
Quer aprender mais sobre os óleos essenciais e suas aplicações ?
A LOOP Aromatologia oferece Mentoria on-line.
Se você quiser se aprofundar cientificamente, segue abaixo link onde encontramos os estudos científicos referentes a Aromatologia.
FONTE:
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1468-2494.2009.00492.x
LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer!
É ético, responsável e elegante!
Evite o plágio, além de antiético é ilegal!
©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved
A LOOP Aromatologia oferece atendimento on-line para você!