Aromaterapia é um tratamento que utiliza óleos essenciais para cuidar da saúde de forma integral.
Aromaterapia cuida do corpo e da alma!
Óleos Essenciais e Seus Efeitos Psicoativos
Partindo do princípio que óleos essenciais são resultantes de um metabolismo secundário das plantas para que elas sobrevivam aos estresses do ambiente, podemos fazer uma reflexão lógica e científica sobre os seus efeitos nos seres vivos na terra.
Para este texto, escolhi falar sobre a atuação dos óleos essenciais na psiquê humana.
Psiquê significa alma e os óleos essenciais são comumente chamados de alma das plantas. Dessa maneira podemos iniciar a conexão de óleos essenciais e a saúde mental. A própria constituição cerebral entrelaça o campo límbico e o sistema olfativo. O sistema olfativo ao receber as partículas odoríferas de óleos essenciais tratam a psiquê humana.
Os óleos essenciais atuam no sistema nervoso central através de seus terpenos. Os terpenos estimulam a produção dos opióides (ou endocanabinóides) cerebrais como dopamina e serotonina.
Segundo alguns autores, dopamina e serotonina são considerados endocanabinóides ou opiódes endógenos porque eles alteram o estado de consciência, como euforia ou relaxamento; o distúrbio na produção deles afetam diretamente o estado de espírito do indíviduo.
Logo, óleos essenciais tem a capacidade auxiliar na construção de um novo saber sobre si e promovem o bem-estar emocional.
O sistema endocanabinoide que possui receptores , CB1 e CB2, quando estimulados por canabinóides endógenos e exógenos favorecem a expansão da consciência no sentido de ampliar a capacidade de compreensão e até de resilência, do momento vivido.
Então, você deve estar se perguntando como e o porquê.
O porquê: Como o cérebro é constituído por uma área denominada Hipocampo (sede da memória) que faz parte do sistema Límbico- central de processamento das emoções e comportamento social. O Sistema Límbico tem como função integrar informações sensitivo-sensoriais com atribuições a um conteúdo afetivo desses estímulos, relacionando memórias pré-existentes e o conteúdo afetivo dos novos estímulos. E as respostas emocionais podem ser conscientes ou não.
O campo límbico está localizado no sistema nervoso central e engloba o tronco cerebral, o hipotálamo, área pré-frontal, rinencéfalo (sistema olfativo), componentes corticais que incluem o hipocampo.
Dentro deste contexto, ao inalar óleos essenciais adequados, recomendado por sua aromaterapeuta, ocorrerá uma reação quimica e elétrica facilitando certos entendimentos, antes inacessíveis.
Em vários processos psicoterapêuticos o paciente se depara em situações de conflito, dificuldade de se desvelar, reconhecer-se como agente da própria vida. Muitos pacientes sofrem pela resistência inconsciente para transporem esse lugar. Sendo assim, este potencial dos terpenos expande a consciência, aumenta a capacidade cognitiva e consequentemente atuam sobre as emoções.O saber sobre si alivia tensões!
Um exemplo da atuação dessas substâncias voláteis é o betacariofileno- um terpeno- atua nos receptores do sistema endocanabinóide produzindo efeito analgésico, anti-inflamatório, sedativo, ansiolítico e mesmo antidepressivo, pois ativa os receptores CB1 e CB2.
Em 2014 estudos da College of Medice & Health Sciences, pela United Emirates University investigaram a relação viciante do álcool em camundongos. Após viciados na substância os animais foram divididos em dois grupos. Um dos grupos de camundongos recebeu beta-cariofilieno injetável ou por via oral. Foi observado pelos cientistas que houve uma redução considerável da preferência pelo álcool. Assim, ficou registrado que uso de betacariofileno pode auxiliar o combate ao alcoolismo, pois, atua diretamente nos receptores endocanabinóides.
Aqui, cabe uma observação: o β-cariofileno, estimula principalmente no receptor CB2, que é atuante no sistema imunólogico, o que não exclui sua atuação no CB1, que atua principalmente no sistema nervoso. Este estudo diz sobre isso, no combate ao alcoolismo.
Por isso, ao inalar um óleo essencial compatível ao momento, o paciente entra em contato com emoções que estão ofuscadas no limbo. Sim, Memórias nem sempre são nítidas e podem apresentar fatos muitas vezes desagradáveis e ainda, podem ser confusos.
Óleos essenciais tem a capacidade de auxiliar a expansão da consciência favorecendo insights e a capacidade cognitiva do paciente. A atuação no sistema endocanabinóide das partículas de terpenos interagem, por exemplo, com o neurotransmissor Anandamida, ácido graxo do tipo ômega6, que atua como neurotransmissor, é chamado de neurotransmissor da felicidade, que é responsável pela regulação do apetite, sentimentos de recompensa, prazer e possui ação antipsicótica.
O progresso do tratamento de transtornos neurocognitivo, de ansiedade, depressão e outros que comprometem a saúde mental, pode ser potencializado em conjunto com a Aromaterapia, tornando-o mais acolhedor e efetivo.
Para isso, é fundamental compreender as características da planta cujo óleo essencial é extraído e como o paciente se relaciona com o aroma. Portanto, os óleos essenciais tem a capacidade de expandir o estado de consciência e trazer à tona memórias que precisam ser compreendidas para que o indivíduo prossiga efetivamente na jornada de autoconhecimento com qualidade de vida!
Uma dica importante é reconhecer a individualidade do paciente. Aromaterapia exige que o Aromaterapeuta tenha conhecimento e escuta. Afinal, não existe uma fórmula mágica ou uma receita pra todos. É um tratamento personalíssimo! Lembre-se sempre disso!
O sistema endocanabinoide é um sistema que se ativa através de estímulos. Foi descoberto em estudos relativos à uma planta aromática- a cannabis, por isso este nome. Muitos acreditavam que somente canabinóides poderiam estimular este sistema em beneficio da saúde. Hoje, pesquisas apontam que alguns terpenos também atuam neste sistema. Sua atuação junto ao sistema nervoso central e imunológico atrai cada vez mais estudos, sempre relacionando o estímulo através das plantas aromáticas. Que por sua vez promovem aromaterapia para o corpo e para alma!
Uma conexão que não pode ser ignorada.
Neste conteúdo , você aprendeu como a aromaterapia pode beneficiar suas emoções, tanto pelo viés do sistema endocanabinóide como pela constituição fisiológica do cérebro.
A Loop Aromatologia tem como missão promover o uso seguro e adequado de óleos essenciais através da Aromaterapia.
Você pode agendar uma consulta on-line ou agendar uma mentoria on-line.
Não perca tempo, o uso adequado dos óleos essenciais é transformador.
1-“Os endocanabinoides representam uma classe de mensageiros neurais que são sintetizados sob demanda e liberados de neurônios pós-sinápticos para restringir a liberação de neurotransmissores clássicos de terminais pré-sinápticos. Esta sinalização retrógrada modula uma diversidade de funções cerebrais, incluindo ansiedade, medo e humor, em que a ativação de receptores CB1 pode exercer efeitos dos tipos ansiolítico e antidepressivo em estudos préclínicos. Conclusão: Experimentos com modelos animais sugerem que drogas que facilitam a ação dos endocanabinóides podem representar uma nova estratégia para o tratamento de transtornos de ansiedade e depressão.”
Fonte:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462010000500004
A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais!
Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você!
Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco!
Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer!
É ético, responsável e elegante!
Evite o plágio, além de antiético é ilegal!