O pioneirismo de Marguerite Maury na Aromaterapia e sua reflexão sobre o modo como envelhecemos, é destaque para aqueles que buscam conhecimento técnico sobre o uso seguro e adequado de óleos essenciais.
Marguerite é única mulher dentre os pioneiros da Aromaterapia: RM Gatefossé e Dr. Jean Valnet.
É citada na literatura da Aromaterapia como enfermeira e bioquímica. Era Australiana e teve vários episódios trágicos em sua vida, até decidir estudar na França, e logo casou-se com Dr. Maury. Ele era médico cirurgião e gostava de abordagens sobre medicina complementar.
Ela foi pioneira na Aromaterapia, muitos conceitos e descobertas da aromaterapia moderna foram postulados por ela. Ganhou dois prêmios internacionais por seus estudos de óleos essenciais e a pele.
Foi precursora da aromaterapia na Inglaterra, responsável pelo que se chama de “prescrição individual” e pela massagem com óleos essenciais.
Estudou na Suíça as propriedades rejuvenescedoras dos óleos essenciais.
Desenvolveu um método próprio e exclusivo de aplicação de óleos essenciais na pele.
Publicou seu livro Le Capital Jeunesse em 1961.
Classificou os óleos essenciais categorias clínicas:
- Cirurgia
- Radiologia
- Dermatologia
- Ginecologia
- Tratamentos de Spa
- Esportes
- Psiquiatria
- Cosméticos
Em seus estudos constatou a interrelação entre mente, emoção, corpo e natureza e o papel diversificado que os óleos essenciais podem desempenhar como reguladores capazes de manter, curar, restaurar, equilibrar e vincular dimensões etéreas, espirituais e físicas – sustentando a vibração e vitalidade dinâmica dos organismos.
Ela dedicou suas pesquisas, particularmente, na semelhança da composição de células humanas e as células vegetais em seus ciclos de vida e capacidade restauradora, especialmente em relação ao tecido humano, reconhecendo “o parentesco inato” entre as células dos organismos vivos e sua dinâmica relação integrada entre si.
Foi Maury que percebeu e relacionou a biocompatibilidade dos óleos essenciais e a pele.
Comprovou através de estudos, pesquisas e prática que a aplicação de óleos essenciais teria uma ação extremamente benéfica e desenvolveu técnicas de massagem que são aplicadas até hoje, com os resultados maravilhosos!
Inicialmente, o foco de suas massagens era para rejuvenescimento cutâneo, mas os próprios pacientes passaram a relatar os múltiplos benefícios dos óleos essenciais, muito conhecidos atualmente, como por exemplo:
- Melhora do sono
- Alivio de dores
- Promoção do bem-estar
Marguerite Maury fez escola, abriu clínicas em Paris, Londres e Suíça.
Em sua obra, ela deixa um olhar sobre envelhecer diferenciado e de vanguarda para sua época:
-Ela fala em sua obra que envelhecer é um fato consumado e mesmo assim nos surpreende, é uma questão individual e bem variada, assim como são os humanos, indivíduos!
Pontuando, também, mentalidade, hereditariedade, constituição biológica, e a evolução do indivíduo, respeitando a individualidade, pois não há uma receita pronta no uso de óleos essenciais. Acentuando a necessidade de tratar caso a caso como único e exclusivo. E isso faz parte da arte da aromaterapia.
M.Maury, escreveu:
“Viver, estar vivo, significa estar em movimento, evoluir, transformar-se e transmutar as coisas de acordo com a alquimia do espírito e do corpo … o homem deve perceber seu próprio ritmo e respeitá-lo.” (Maury 1961 / 1989, p. 19)
E isso exige maturidade, tempo e ocorre naturalmente o envelhecer…
Nesse contexto, denota-se a importância do ritmo de cada paciente, o ritmo natural de cada um deve ser respeitado e que esse ao desacelerar com o passar da idade, permite uma nova reflexão sobre a habilidade individual de tolerância, a percepção em relação a si e a vida. Esse desenvolver da maturidade está relacionado com a forma que cada um irá envelhecer, segundo Marguerite Maury.
O autocontrole, disciplina, capacidade de adaptação, são características que influenciam na qualidade do envelhecer.
“E quando o corpo não melhora mais o desgaste, não o domina mais; quando não pode mais se adaptar a novas condições físicas e psicológicas, por que o equilíbrio quebrou … então o envelhecimento é o castigo. ” (Maury 1961/1989, p. 25)
Envelhecer pode e deveria ser visto como enriquecimento de vida. As vivências na jornada da vida são preciosas e o tempo deveria ser visto como aliado e não como carrasco.
Com o uso adequado dos óleos essenciais é possível seguir a jornada com mais naturalidade e aceitação. Para isso, segundo nossa admirável mestra, Marguerite Maury, é imprescindível consultar um aromatologista/aromaterapeuta para viver os benefícios dos óleos essenciais e conhecer o verdadeiro sentido de bem-estar!
A LOOP Aromatologia oferece atendimento on-line, caso você queira um atendimento individual para prosseguir usando aromaterapia de forma segura e adequada.
Se você deseja se aprofundar e conhecer mais sobre as variadas aplicações dos óleos essenciais, agende uma Mentoria.
LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer!
É ético, responsável e elegante!
Evite o plágio, além de antiético é ilegal!
©copyright2022Loop Aromatologia – all rights reserved
Por favor, escreva regularmente desde que eu realmente gosto de
sua página web blog. Obrigado!