A LOOP aromatologia sempre convida as pessoas a terem experiências sensoriais através de uma aromaterapia personalizada.

Neste novo conteúdo, são apresentadas pesquisas que afirmam os efeitos sensoriais dos óleos essencias, comprovados através de eletroencefalograma.

Na atualidade, ainda, são feitos muitos questionamentos sobre a eficácia da aromaterapia, e essas pesquisas explicam, uma delas foi feita em 2000, abordando os efeitos sensoriais dos óleos essenciais. 

O efeito estabilizador da Lavanda (Lavandula Angustifolia ) e o efeito de excitação de hortelã pimenta (Mentha x Piperita) são notórios, mas com muitas lacunas .

Esta pesquisa recorreu ao eletroencefalograma para medir esses efeitos. Tornando possível uma avaliação quantitativa e qualitativa mais objetiva. Afinal, efeitos subjetivos e psicológicos já são conhecidos. 

Foram notadas mudanças significativas no eletroencefalograma, indicando alterações cerebrais após a inalação. O efeito estabilizador da lavanda foi confirmado, e o potencial para despertar de hortelã e café. 

Os efeitos no humor dos aromas inalados foram avaliados através da associação entre ondas cerebrais e as fragrâncias. 

O teste foi realizado em 12 mulheres coreanas, saudáveis, entre 29 e 31 anos, sem nenhuma doença olfativa e o eletroencefalograma foi feito antes da inalação, durante a inalação e depois. 

Durante a inalação do óleo essencial de lavanda (lavandula angstifolia), o valor da onda alfa teve um aumento significativo e as ondas betas reduziram. O valor alfa no lobo occipital aumentou e o valor da onda beta no lobo pré-frontal teve valor médio reduzido.

Quando o óleo essencial de hortelã pimenta foi inalado o valor da onda alfa reduziu significativamente em quase todas as regiões do Lobo.

Sendo que, no lobo occipital e frontal os valores médios reduziram e o valor beta no lobo pré-frontal com aumento considerável. Assim foi confirmado que os sentimentos subjetivos do participante se refletem significativamente nas ondas cerebrais .

 

Ainda, foi feita uma outra pesquisa com eletroencefalograma, para investigar o óleo essencial de tangerina (citrus tangerina) com o Limoneno sendo seu principal constituinte, e seu efeito no sono. Um realce na pesquisa foi a variação das ondas cerebrais conforme a concentração do óleo essencial de tangerina. 

A inalação de óleo de tangerina não diluído reduziu os poderes das ondas alfa lentas e rápidas e elevou potência das ondas beta baixas e médias. 

A diluição sublimiar e limiar – mostrou o efeito oposto para o cérebro em comparação com a concentração supralimiar. A inalação da concentração limite mostrou uma diminuição efetiva da potência das ondas alfa e beta e aumento da potência das ondas theta, o que enfatiza seu efeito sedativo. A redução da latência do início do sono foi confirmada através do efeito sedativo observado do óleo de tangerina. 

Uma curiosidade desta pesquisa é que o efeito foi variado conforme o gênero 

Somente pacientes do sexo feminino apresentaram aumentos dessa potência das ondas cerebrais nas regiões frontal, centro-temporal e parietal. as ondas betas médias, tiveram um aumento da potência das ondas cerebrais na região frontal e apenas em mulheres foi observado um aumento na região frontal.

Para alta potência das ondas beta, o resultado indica um aumento da potência das ondas cerebrais na região centro-temporal, o que foi observado em indivíduos do sexo masculino. Este potencial das ondas cerebrais foi observado como um aumento na região occipital em mulheres.

Os efeitos foram estatisticamente significativos em diferentes áreas do cérebro, sendo que o estudo mostra o efeito de vigilância do óleo não diluído. O sistema nervoso autônomo aumentou através  do (+) – LIMONENO.

O efeito de alerta / vigilância do óleo essencial tangerina pode ser comparado ao óleo essencial de alecrim. 

Agora, para você compreender a atuação e o que estas pesquisas apresentam: 

A área frontal é responsável pelas funções cognitivas, tais como: Memória de trabalho, motivação, função executiva, cálculo. Sendo uma região que interage em colaboração com outras áreas profundas para realizar funções ainda mais elaboradas.

O lobo temporal e a área central do cérebro estão relacionados ao sistema límbico, função motora e sensorial.

A região parietal é responsável pela atividade associativa e o lobo occipital é responsável pela visão.

Em outros artigos, ainda sobre efeitos dos óleos cítricos avaliados em eletroencefalograma citam: óleos essenciais cítricos como Néroli e toranja influenciam a atividade na região occipital, indicando alta capacidade de relaxamento destes óleos essenciais, reduzindo a desativação cortical. 

Um detalhe é que a pesquisa indica é a inalação de α-pineno e β-pineno  para diminuição das ondas betas baixas,  exclusivamente em pessoas do gênero masculino. 
 Isso é mais um motivo para você fazer aromaterapia personalizada

A conclusão sobre o os resultados do óleo essencial de tangerina, através do eletroencefalograma é que ele estimula o cérebro reduzindo as ondas Alfas lentas e rápidas e aumentando as ondas betas baixas e médias. Confirmou o efeito sedativo do óleo de tangerina, na redução da latência do início do sono. 

OBSERVAÇÕES  FINAIS:
  1. “Cinquenta microlitros de óleo essencial foram colocados em um papel de filtro e o papel de filtro foi colocado no nariz do sujeito a uma distância de aproximadamente 3 cm para análise dos efeitos da inalação de óleo essencial de tangerina nas ondas cerebrais e respostas de humor em comparação com a linha de base (sem óleo essencial) como mostrado Para ilustrar o efeito da concentração, diferentes concentrações de óleo de tangerina, incluindo concentração não diluída, diluição 1: 1000 e diluição 1: 8000, que representam supralimiar, limiar e subliminar, respectivamente, foram usadas para o experimento. Para avaliar o efeito do óleo essencial no estudo do sono, 25 μL de óleo essencial que contém uma concentração de óleo essencial de tangerina de diluição 1: 1000 foram colocados em um papel de filtro e dois conjuntos deste papel de filtro foram inseridos na fronha do sujeito.” 
  2.  Potencial de ação é um alteração súbita, rápida e transitória do potencial de repouso da membrana que se propaga. Uma  medida de transmissão de sinais dos neurônios até os tecidos.  Uma atividade exclusiva de neurônios e células musculares.  Os estímulos podem ser:
  • Limiar
  • Sublimiar
  • Supralimiar

Óleos essenciais não são placebos. Seus efeitos podem ser comprovados, através de eletroencefalograma, inclusive.

Consulte sua aromaterapeuta para se beneficiar com segurança dos efeitos sensoriais dos óleos essenciais.

 

Para conhecer mais sobre Aromatologia e Aromaterapia agende  uma consulta on-line ou mentoria. Viva o Lado LOOP da vida!

A LOOP aromatologia disponibiliza o conteúdo do blog para que você tenha acesso a informações preciosas sobre o uso adequado de óleos essenciais! 

Ficamos muito felizes por ser uma fonte de inspiração para você! 

Compartilhamos com você para fazermos laços de conhecimento, com ética e respeito para uma aromaterapia e outras aplicações dos óleos essenciais com resultados. É uma alegria ter você conosco! 

Para continuarmos disponibilizando o conteúdo é muito importante que ao utilizar as informações você indique a referência do nosso site, LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

É ético, responsável e elegante! 

Evite o plágio, além de antiético é ilegal! 

©copyright2022Loop Aromatologia – all rights reserved 

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

Leave a Reply

×