A Lavanda Francesa e o reconhecimento científico dos seus efeitos e interações 

A medicina dos sintéticos se inspirou  nos efeitos terapêuticos das plantas aromáticas e os sintetizou.  Contudo, não previram os efeitos adversos. Este conteúdo compartilha  o loop da mediciana dos sintéticos e a medicina ancestral através do uso de óleo essencial da lavanda francesa em grande quantidade  na formulação de um medicamento sintético.

A humanidade chegou até aqui utilizando dos tratamentos fitoterápicos. Foi só no século XIX que a indústria dos medicamentos sintéticos começou. Foi um ganho enorme para ciência e muita gente foi salva por conta desses medicamentos. Contudo, é preciso deixar claro que  essa indústria no início se inspirou nos efeitos das plantas para sintetizá-los e produzir em larga escala. O que provavelmente não foi esperado e aconteceu foram os efeitos adversos, resistência ao tratamento por falta de interação com o corpo, entre outros efeitos indesejados. 

Precisamos compreender que não há uma superprodução de óleos essenciais. Muitas vezes para se extrair um litro de óleo essencial de flores são necessárias de toneladas delas . Portanto, que bom que há a medicina dos sintéticos para suprir  as necessidades dos pacientes  em todo mundo.

O uso de óleos essenciais é incrível, porém se  todos no mundo quiserem se tratar somente com óleos essenciais,  teremos um colapso na saúde. Não há produção para atender a demanda da população da Terra. Cuidar da saúde com aromaterapia é um privilégio.  E as pesquisas envolvendo óleos essenciais  estão crescendo e interessando médicos e cientistas de todo o mundo.

Em um só site de publicações cientificas encontramos mais 19.000 artigos sobre a eficácia dos óleos essenciais.  E muitos médicos  já aceitam  a aromaterapia como tratamento complementar e reconhecem  seus benefícios.

E os estudos em saúde mental avançam constantemente buscando promover o bem-estar da população mundial. 

Em uma de minhas pesquisas encontrei um estudo incrível que relata a experiência envolvendo pacientes com algum tipo transtorno de ansiedade e um novo medicamento em que seu principal ativo é o Óleo Essencial de Lavanda Francesa ( Lavandula Angustifolia) 

Pacientes apresentaram uma melhora consistente em apenas duas semanas após ter iniciado o tratamento com o medicamento  que possui como componente principal o Óleo  Essencial de Lavanda Francesa. Os resultados são óbvios para quem já está na trilha da aromaterapia.  

Também foi relatada redução no nível de ansiedade,  além de reduzir ou até extinguir sintomas concomitantes(simultâneos) próprios do transtorno de ansiedade, são eles: 

  • Sono prejudicado 
  • Queixas somáticas 
  • Depressão comorbida ou depressão devida a ansiedade. 
  • Baixa nível de qualidade de vida 

O medicamento não apresentou efeitos colaterais graves, somente desconforto gastrointestinal leve. 

Os efeitos da Lavanda Francesa para casos de ansiedade são explicados pela presença de compostos químicos:  

  • Acetato de linalila – é um éster 
  • Linalol– Álcool monoterpênico 

Estes componentes químicos também são encontrados no óleo essencial de Sálvia Escalréia  e no  óleo essencial de Bergamota, dentre outros óleos essenciais. 

Para cada sintoma de ansiedade existe uma planta específica, por isso para um resultado efetivo e 100% natural é recomendada a consulta com um Aromaterapeuta ou Aromatólogo de sua confiança. 

Este estudo comprova que o resgate da sabedoria ancestral do uso de plantas aromáticas para promoção da saúde fisica, emocional e do bem-estar, voltou pra ficar. 

Leia também: Família Botânica Das Lamiáceas e saiba mais sobre a Lavanda e outras plantas aromáticas.

LOOP Aromatologia, nosso Blog Aromas&Sentidos e nossa idealizadora e Aromatologista Isabela Palmer! 

É ético, responsável e elegante! 

Evite o plágio, além de antiético é ilegal! 

©copyright2021Loop Aromatologia – all rights reserved 

A LOOP Aromatologia oferece atendimento on-line para você!

Se você quiser se aprofundar cientificamente, segue abaixo link do PUBMED onde encontramos os estudos científicos referentes a Aromatologia.

FONTE: 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30680488 

https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00406-019-00987-1 

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista

Loop em latim é laço. Fizemos um laço entre a Aromatologia e a Psicanálise. Nossa missão é criar laços, promovendo a autocompreensão através dos óleos essenciais adequados a sua personalidade e objetivos. Isabela Palmer - Aromatologista e Psicanalista.

Leave a Reply

×